quant
Fique ligado

Edição 566

Semáforos intermitentes sem solução à vista

Avatar

Publicado

em

Quase todos os semáforos do concelho da Trofa estão sem funcionar. Este cenário já teve consequências, com acidentes e atropelamentos. Há três meses, o presidente da Câmara anunciou que tinha sido feito um estudo para manutenção dos semáforos, mas até agora ainda nada foi feito.
No entroncamento entre a Rua do Horizonte, na Estrada Nacional 318, e a Rua dos Descobrimentos, em S. Romão do Coronado, existem uns semáforos que há muito deixaram de funcionar. E face à inexistência de sinalização luminosa, passam a vigorar os sinais verticais e horizontais. Até aqui tudo bem, não fosse o “pequeno pormenor” de, naquele local, o sinal de STOP, que obriga à paragem, estar bem antes da entrada do entroncamento, o que faz com que os condutores infrinjam, involuntariamente, o Código da Estrada, pois, para saberem se podem ou não entrar na Estrada Nacional, têm de o passar.
No sábado, e face à intermitência que tem sido constante naqueles semáforos – um cenário visto por todo o concelho –, uma condutora passou o STOP e invadiu ligeiramente a faixa de rodagem da Estrada Nacional, o suficiente para chocar contra uma viatura de mercadorias, que ainda foi bater num muro.
No meio das contas dos prejuízos, apenas materiais felizmente, houve quem dissesse e repetisse que “se os semáforos estivessem a funcionar, nada disto teria acontecido”.
Este não é o primeiro acidente que ocorre em entroncamentos e cruzamentos com semáforos que não estão a funcionar. Também em S. Romão do Coronado, mas nos semáforos junto à Igreja, que também estão constantemente intermitentes, houve um acidente que provocou feridos.
Recentemente, um rapaz foi atropelado na Estrada Nacional 104, em Bairros, Santiago de Bougado, exatamente na mesma zona onde moram umas “moribundas” estruturas de semáforos que não funcionam há, pelo menos, mais de dois anos.
O problema já foi levado à sede autárquica. Em dezembro de 2015, Manuel Silva interveio no período do público da Assembleia Municipal da Trofa para questionar o executivo sobre a razão pela qual os semáforos de Bairros não estão ligados. O presidente da autarquia, Sérgio Humberto, respondeu que “quase todos os semáforos do concelho estão caducos” e que “já foi elaborado um estudo” para colocar nova sinalização luminosa e “fazer a manutenção e substituir as lâmpadas por outras LED”. No entanto, três meses se passaram e não há “luz” ao fundo do túnel: nem sinal de estudos nem de soluções.
Mas já a 6 de novembro de 2014, Manuel Silva, no desempenho das funções enquanto vereador sem pelouro na Câmara, tinha interpelado o autarca sobre o mesmo tema. E já na altura, a resposta de Sérgio Humberto foi de que “o problema estava a ser tratado e que era expectável a sua rápida resolução”.
O NT questionou a autarquia sobre a data para a reativação dos semáforos que não estão em funcionamento, mas até ao fecho de edição não recebeu resposta.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...