quant
Fique ligado

Edição 556

Sampaio da Nóvoa discute Educação na Escola Secundária

Avatar

Publicado

em

sampaio da novoa

sampaio da novoa
Nem o atraso de uma hora fez Sampaio da Nóvoa acelerar o passo na visita à Escola Secundária da Trofa, na manhã de quinta-feira, 21 de janeiro. O candidato às eleições presidenciais alimentou uma conversa de vários minutos com jovens do 10.º ano, do curso de Humanidades, que estavam a ter aula de Filosofia. Sem pudores, alguns alunos não se coibiram de questionar o ex-Reitor da Universidade de Lisboa nem de falar do tema que lhe é mais querido. “Aposte na Educação”, dizia uma aluna. A resposta não tardou: “Mas essa foi a aposta da minha vida”.
Sampaio da Nóvoa, que também lecionou e investigou em universidades internacionais, como  Wisconsin-Madison, Paris V, Oxford, Columbia University e Brasília, afirmou que esta é uma das causas que abraçou para a campanha. “A Educação é o elevador social do País, é a maneira de se chegar mais longe”.
Os jovens insistem. Um contestou que “os políticos falam e prometem e depois não fazem nada” e outro que “gostava de ver mudanças, de verdade, no país”. Sampaio da Nóvoa responde que, “por isso”, é que apresentou a candidatura a Presidente da República e que “é essa vontade que vai mudar Portugal”. E quanto às palavras, não podem ser desvalorizadas, diz Nóvoa. “As palavras também são importantes, uma vez que o Presidente da República tem o dever de mobilizar e de conversar para mobilizar e juntar a energia que há na sociedade”. “As palavras não salvam o mundo, mas dão-nos consciência das coisas”, complementou.
Sampaio da Nóvoa seguiu depois para a sede de campanha, nas Galerias do Catulo, onde foi recebido por dezenas de apoiantes, muitos ligados à estrutura concelhia do Partido Socialista.  Aí, o candidato disse à TrofaTv sentir “um pulsar muito forte” para a segunda volta das eleições, assumindo-se como a figura que corporiza “o regresso ao legado de anos de Mário Soares e Jorge Sampaio”. “Tenho a convicção que esta é a única candidatura que está em condições de disputar, política e democraticamente, as presidenciais com o candidato que representa o atual legado de Presidente da República”, afirmou, referindo-se a Marcelo Rebelo de Sousa.
Na Trofa, Sampaio da Nóvoa, que viveu muito em Cabeçudos (Vila Nova de Famalicão), recebeu “um apoio fantástico”, à semelhança do que tem sentido “no país inteiro”, sublinhou.
As eleições presidenciais realizam-se este domingo, 24 de janeiro.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...