quant
Fique ligado

Ano 2010

S. Roque tem novo altar

Avatar

Publicado

em

 

Novo altar da Capela de S. Roque foi benzido durante Eucaristia. Obra custou cerca de 13 mil euros.

A Capela de S. Roque, em Alvarelhos, foi pequena para receber os muitos fiéis que quiseram participar na Eucaristia em honra do santo que lhe é dedicado. Apesar de ser uma cerimónia realizada todos os anos, na noite desta segunda-feira, a missa ficou marcada por um momento muito especial: a bênção do novo altar.

“Nada foi remodelado. Todo o altar foi criado de novo”, explicou José Ramos, pároco de Alvarelhos. “Quando o altar antigo apodreceu, foi deitado ao lixo e no seu lugar foram aplicadas umas prateleiras de cimento para colocar os santos”, recordou. Descontente com a realidade que encontrou na capela quando chegou a Alvarelhos, José Ramos confessou que “não queria morrer sem ver o novo altar”. Os seus anseios foram atendidos e três anos depois de ter sido nomeada uma comissão para o efeito, teve a oportunidade de benzer e inaugurar o altar, cujo investimento rondou os 12.500 euros. A este valor acrescem 500 euros, para a remodelação do chão junto ao altar.

O altar – todo em madeira de castanho – foi idealizado seguindo os padrões da época renascentista italiana, uma vez que a Capela terá sido construída na segunda metade do século XVI, durante um período marcado por uma peste, já que S. Roque é o advogado contra as pestes. De referir que, a Capela de S. Roque é a mais antiga do concelho da Trofa. No altar, encontram-se três santos: S. Roque, Nossa Senhora das Neves e S. Miguel. O pároco explicou ainda que a imagem de S. Miguel “é seiscentista e um exemplar de arte popular”.

O próximo passo “é retirar a tijoleira do chão e substituí-la por granito, porque o chão destoa do resto do edifício”, avançou José Ramos. Já no exterior da capela, é necessário “um grande trabalho para embelezar o espaço” nos próximos anos.

Aproveitando os fundos conseguidos, a Comissão de Festas em honra de S. Roque, também encarregue das obras, decidiu construir, ainda, casas-de-banho. “Como as coisas correram tão bem, decidimos fazer as casas-de-banho, debaixo do coreto, uma vez que eram uma infra-estrutura necessária”, explicou José Santos, da Comissão de Festas. Para concretizar as obras foi preciso diminuir nos gastos com a festa, mas este alvarelhense defende que “as pessoas não se vão importar com uma festa mais pequena depois da obra concluída, porque a romaria são uns dias e depois acaba, enquanto o altar e as casas-de-banho são obras para a posteridade”.

Apesar de contente com o trabalho desenvolvido, José Santos lá vai dizendo que “é cansativo” e que seria “bom se surgisse outra comissão”.

A cerimónia eucarística e a bênção do altar marcaram o arranque do cinquentenário das Festas em honra de S. Roque e, “apesar dos gastos com as obras, a Comissão de Festas não quis deixar de fazer uma festa bonita”. Os momentos altos ficam reservados para o último fim-de-semana de Agosto. Na sexta-feira, dia 27, o recinto junto à Capela vai servir de palco para as actuações dos ranchos folclóricos de Alvarelhos e Trofa. No dia seguinte, sábado, as festividades começam com a entrada dos Zés Pereiras “Juventude em Força”, às 8 horas. A actuação do referido grupo termina às 18 horas. Para a noite está prevista a subida ao palco do grupo musical “Os Solitários”, às 21.30 horas. A noite termina com habitual sessão de fogo-de-artifício à meia-noite. No domingo, dia de encerramento das festas, será celebrada a Eucaristia de Acção de Graças a S. Roque, às 10.30 horas e durante a tarde actuam a Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Moreira da Maia e a Banda de Música de S. Pedro da Cova. A Celebração da Palavra e a Procissão estão agendadas para as 16.45 horas. Depois de novas actuações da fanfarra e da banda de música, as festas encerram às 19.30 horas.

Publicidade
Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...