quant
Fique ligado

Trofa

S. Gonçalo de Covelas celebra-se de 19 a 22 de janeiro

É uma das primeiras romarias do concelho da Trofa e talvez a mais ansiada.

Avatar

Publicado

em

É uma das primeiras romarias do concelho da Trofa e talvez a mais ansiada. A festa em honra de S. Gonçalo, em Covelas, já tem calendário e programa comemorativo. Depois da eucaristia em Ação de Graças a S. Gonçalo, às 18h00 de 10 de janeiro, a festa arranca no dia 19, com o Festival de Folclore, às 21h00. Participam no evento o Rancho das Lavradeiras da Trofa e o Rancho Regional de S. Salvador de Folgosa.

No dia 20, sábado, o grupo de zés p’reiras dá o mote para o fim de semana “grande” das festas, com uma sonora passagem pelas ruas da freguesia de Covelas, a partir das 08h30. Ao meio-dia, celebra-se a eucaristia em ação de graças dos Gonçalos, seguindo-se a missa vespertina, às 18h00. A noite será animada por Micael Vingança, com um espetáculo que começa pelas 21h00. O fogo de artifício encerra o programa do dia.

Publicidade

No domingo, dia 21, onde se esperam milhares de pessoas, vindas de vários pontos da região, seja a pé, de bicicleta, carro ou cavalo, há missa às 08h00, na Igreja Matriz de Covelas, e eucaristias na capela de S. Gonçalo, às 10h00 e 11h30.

À tarde, pelas 15h30, a festa acolhe um dos momentos altos, com celebração da palavra e saída da procissão em honra de S. Gonçalo, com a participação da Banda Filarmónica de S. Mamede de Ribatua e da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Moreira da Maia.

A festa termina no dia 22 de janeiro, com eucaristia e procissão do voto ao redor da Capela de S. Gonçalo, às 09h00, e espetáculo musical com cantigas ao desafio de Naty Vieira e Valter S. Martinho.

Recorde como foi o domingo de S. Gonçalo em 2023

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...