quant
Fique ligado

Edição 699

S. Gens e Sra. da Alegria celebrados em Cidai

Avatar

Publicado

em

Diz a tradição que no primeiro domingo de setembro, todos os caminhos vão dar ao Monte de S. Gens de Cidai, Santiago de Bougado, local onde se celebram, há várias décadas, as festas em honra de S. Gens e de Nossa Senhora da Alegria.

Na noite de sábado para domingo, os habitantes da aldeia de Cidai prepararam e adornaram a Avenida Prof. Sebastião Cruz e a rua que vai até à estátua de Nossa Senhora da Alegria, com magníficos tapetes de flores. Continua a manter-se a tradição de comemorar a festa de S. Gens com muita devoção ao santo cómico-mártir.O programa das festas iniciou no sábado, dia 31 de agosto, com a missa e oração das Mães a Nossa Senhora da Alegria.

No domingo, dia 1 de setembro, realizou-se a primeira eucaristia, seguindo-se a peregrinação em honra de S. Gens, que saiu do facho até ao santuário. Seguiu-se, pelas 11.30 horas, a celebração de missa solene em honra de S. Gens.

A parte da tarde de domingo foi animada com a participação do Rancho Etnográfico de Santiago de Bougado, Grupo Folclórico da Casa do Povo de Santa Cruz do Bispo (Matosinhos) e Rancho Regional S. Salvador de Folgosa (Maia).

Mas a romaria a S. Gens não terminou este fim de semana. O dia 16 de setembro, segunda-feira de Santa Eufémia e também último dia da festa de Nossa Senhora das Dores da Póvoa, é dedicado às Gentes do Mar, ou seja, a pescadores e outras profissões ligadas ao mar, estando agendadas duas eucaristias, uma às 9 horas e outra às 10.30 horas.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...