Diz a tradição que no terceiro domingo de Janeiro se comemora no concelho da Trofa o S.Gonçalo, considerada a primeira festa religiosa do ano e que decorre na freguesia de Covelas.

   Respeitando a velha tradição a 20 de Janeiro, todos os caminhos e meios vão dar a Covelas. Assim está prevista uma peregrinação a cavalo à Romaria de S. Gonçalo, na Freguesia de Covelas, no Concelho da Trofa. Os interessados em participar devem comparecer no Mercado/feira da Trofa às 9h30 para partir rumo à festa religiosa de S. Gonçalo. Esperam-se mais de 200 participantes a cavalo e em coche.

A peregrinação passará pela Rua Infante D. Henrique, Largo do Catulo, Rua Abade Inácio Pimentel, Avenida de Paradela em direcção a S. Gonçalo de Covelas. Esta iniciativa organizada pela Associação Hípica Trofense conta com o apoio da Câmara Municipal da Trofa.

A festa popular de S. Gonçalo é das primeiras grandes romarias do ano e é também o retrato da Trofa autêntica nas suas mais originais tradições religiosas, etnográficas e culturais. Nestes dias, a freguesia de Covelas recebe milhares de visitantes e forasteiros, que chegam em peregrinação a pé ou a cavalo como impõe a tradição para apreciar os Ranchos Folclóricos e as Bandas de música. No S. Gonçalo de Covelas respira-se o ar típico das romarias minhotas, com os "comes e bebes", o artesanato ao vivo, os morteiros e o fogo de artificio, o arraial, a alegria do povo e toda envolvência cultural e etnográfica associada às romarias.

Esta romaria que atrai milhares de pessoas que a pé, a cavalo ou mesmo de automóvel enchem as ruas e caminhos da freguesia logo pela manha de domingo para assistir à missa e aos concertos das bandas de música que tocam do nascer ao pôr do sol.