quant
Fique ligado

edição 553

Rancho de S. Romão promove Cantares ao Menino

Avatar

Publicado

em

A Igreja de S. Romão do Coronado foi palco da primeira edição dos Cantares ao Menino do Rancho Folclórico de S. Romão.

Várias tradições estão associadas ao Natal. Nesta quadra, as Janeiras andam pelas ruas a anunciar o nascimento de Jesus, mas também nas igrejas são locais onde os grupos folclóricos do concelho fazem louvor ao Menino. Foi o que fez, pela primeira vez, o Rancho Folclórico de S. Romão do Coronado, que promoveu um Encontro de Cantares ao Menino, na Igreja de S. Romão, na noite de sábado, 26 de dezembro.
Houve culturas de outros pontos do país em evidência, graças à participação do Rancho da Associação Cultural e Recreativa Estudantil de Pedras Salgadas e do Rancho de Citânia de Sanfins, de Paços de Ferreira. Do concelho, além do anfitrião, participou o Rancho Folclórico do Divino Espírito Santo, de S. Mamede do Coronado.
“Inicialmente, recebemos o convite do Rancho do Divino Espírito Santo para participar nos Cantares ao Menino no próximo dia 2 de janeiro e decidimos também nós fazermos uns em S. Romão do Coronado. Falei com o padre Rui Alves e ele, gentilmente, acedeu. Foi uma iniciativa que não tínhamos estudado e que surgiu de um momento para o outro, mas consideramos que tem pernas para andar”, afirmou ao NT José Paredes, presidente do Rancho romanense.
O responsável considerou que estes eventos “fazem falta” na freguesia, a bem do folclore e do Rancho que “mostra que está vivo”. “Esta coletividade está sempre disponível para participar em inciiativas de caráter social e cultural. Sempre que outras associações precisem dos nossos préstimos, estaremos abertos à colaboração”, acrescentou.
Esta é uma forma de o grupo assinalar o Natal, uma vez que não vai cantar as janeiras de porta em porta. Além de participar nos Cantares ao Menino do Rancho do Divino Espírito Santo, no dia 2 de janeiro, os romanenses também vão marcar presença no Encontro de Reis do concelho, a 30 de janeiro.

Publicidade
Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...