quant
Fique ligado

Edição 581

Rally Spirit Altronix regressa ao Coronado a 18 e 19 de novembro (c/video)

Avatar

Publicado

em

Os “bólides” de outros tempos vão voltar à Vila do Coronado e um, com certeza, vai atrair muitas atenções, pois já não é visto em Portugal desde a década de 80. Trata-se nada mais nada menos que do Lancia 037, que terá ao volante uma lenda do automobilismo: Miki Biasion aceitou o convite da Xicane e é o primeiro piloto estrangeiro a participar no Rally Spirit Altronix.
O piloto italiano, que foi bicampeão do mundo em 1988 e 1989 e vencedor em Portugal de 88 a 90, regressa para competir neste rally que vai decorrer a 18 e 19 de novembro. “Eu adoro este país e tenho lembranças maravilhosas dele e do povo português. Eu tenho muitos fãs e amigos, por isso, para mim, a participação é uma grande oportunidade para voltar e encontrar muitos bons amigos”, afirmou Miki Biasion após a cerimónia de apresentação da prova, que decorreu em Vila Nova de Gaia. Este concelho também se associou à segunda edição do Rally Spirit e será palco da partida simbólica e da última prova especial. Mas o centro nevrálgico do Rally continuará a ser a Vila do Coronado, com a realização de setes provas especiais. Os troços da Serra (9,5 quilómetros) e do Coronado (6,25 quilómetros) vão ser repetidos três vezes ao longo do dia 19 de novembro. No dia anterior, as atenções vão estar viradas para a especial noturna, que se fará também no troço do Coronado, com 5,15 quilómetros. “É uma classificativa completamente nova que não se fez o ano passado e que passa no cruzamento da Camposa. Vamos criar uma zona de espetáculo muito interessante”, adiantou Pedro Ortigão, elemento da Xicane e mentor do Rally Spirit. Já a classificativa da Serra terá, como em 2015, zona de espetáculo junto ao aeródromo de Vilar de Luz, mas o percurso será feito em sentido contrário.
Divididos em três categorias, automóveis históricos e recentes vão acelerar em oito provas especiais, num percurso total de 184 quilómetros. Estão já inscritos 50 pilotos, mas a expectativa da organização é chegar aos 75. “Temos muita qualidade entre os participantes, penso que os mais céticos relativamente ao evento do ano passado, vao ficar surpreendidos este ano”, sublinhou Pedro Ortigão, que adiantou que a edição de 2017 do Rally Spirit já está a ser preparada para que sejam criadas condições para atingir as cem inscrições.
Mas para já, os fãs dos automóveis anseiam pela prova de novembro, que já tem garantida a presença de modelos como Opel Kadett, Alfa Romeo 2000 GT, Fiat 131 Abarth, Datsun 240 Z, Renault Alpine A 110 e A310, Renault 5 Turbo, Ford Escort MK I e MK II, Triumph Dolomite Sprint, Opel 1904 SR, Renault 4 L e Lancia Delta Integrale.

Potencial turístico da prova

Publicidade

Tanto o autarca de Vila Nova de Gaia como o da Vila do Coronado reconhecem as potencialidades deste evento. Eduardo Vítor Rodrigues, edil de Vila Nova de Gaia, destacou a “dimensão de revivalismo” do Rally e o “o potencial turístico” por atrair muitos amantes do automobilismo.
Já José Ferreira, presidente da Junta de Freguesia do Coronado, lamenta o facto de o Rally “não ficar concentrado no concelho”. “Não foi por falta de iniciativa da Junta de Freguesia, mas por outras vicissitudes”, afirmou, sem adiantar justificações. Esta iniciativa, que o autarca considera “que vai crescer ainda mais”, assume-se como um veículo de “promoção do Coronado, do concelho e vai mostrar o dinamismo e empreendedorismo que existe na comunidade”.
O Rally Spirit está ainda associado a uma causa solidária, à Operação Nariz Vermelho que, através de palhaços profissionais, leva a alegria às crianças que estão hospitalizadas por todo o País. “Faz todo o sentido ter uma causa solidária associada ao evento e temos muito gosto em poder ajudar a Operação Nariz Vermelho”, frisou Pedro Ortigão.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...