quant
Fique ligado

Ano 2010

QUINTETO ANDRÉ CARVALHO NO ARRANQUE DO III CICLO DE JAZZ

Avatar

Publicado

em

andre_carvalho

  andre_carvalhoMais um Ciclo de Jazz arranca no dia 19 de Fevereiro, às 21h30, no Centro Cultural de Vila das Aves. Organizado pela Câmara Municipal de Santo Tirso, este III Ciclo de Jazz que começa com um concerto do “André Carvalho Quinteto” tem como objectivo promover o gosto pelo jazz, através da realização de concertos com os mais destacados músicos de jazz nacionais e internacionais.

 A terceira edição do Ciclo de Jazz começa com o Quinteto André Carvalho. Primeiro projecto musical deste contrabaixista de Lisboa como líder, composto por músicos reconhecidos no panorama do jazz nacional, nomeadamente Bruno Santos (guitarra), Zé Maria (saxofone), Filipe Melo (piano) e João Rijo (bateria). O repertório do Quinteto André Carvalho é, em grande parte, constituído por temas originais do contrabaixista, escritos precisamente para esta formação. O grupo conta já com algumas actuações em várias salas de espectáculo e clubes de jazz do país.

Publicidade

André Carvalho nasceu em Lisboa em 1981. Estudou na Academia de Amadores de Música onde frequentou as classes de contrabaixo e de Música de Câmara do professor Fernando Flores e de composição do professor Eurico Carrapatoso. Estudou também na escola de Jazz do Hot Club de Portugal onde teve aulas com Bernardo Moreira, Filipe Melo, Bruno Santos, entre muitos outros. Paralelamente participou em vários cursos e estágios, entre os quais se destaca o I Estágio Nacional da Orquestra Sinfónica Académica Metropolitana sob a direcção de Michael Zilm.

 Em 2006 entrou para a Orquestra Sinfónica Juvenil sob a direcção de Christopher Bochman e também para a Reunion Big Jazz Band dirigida por Claus Nymark. No ano seguinte, participa na European Movement Jazz Orchestra; orquestra formada com jovens músicos portugueses, alemães e eslovenos, no âmbito das comemorações do aniversário do Tratado de Roma e no quadro da presidência Alemã da União Europeia. Em Julho de 2007 representou a escola do Hot Club de Portugal no ‘meeting’ anual da International Association of Schools of Jazz (IASJ), em Siena, e em 2008 vence o prémio ‘reconhecimento’ da Festa do Jazz do São Luiz. Em 2009 integra a Orquestra Juvenil Ibero-Americana sob a direcção do Maestro Gustavo Dudamel onde tocou em Portugal e Espanha. André Carvalho estuda actualmente em Viena na Universität für Musik und darstellende Kunst Wien com o professor Josef Niederhammer.

 

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...