quant
Fique ligado

Ano 2010

“HUMOR COM HUMOR SE PAGA”

Avatar

Publicado

em

Decorre na próxima sexta-feira, dia 5 de Março, às 21 horas, no Átrio dos Paços do Concelho, a sessão de apresentação pública da edição 2010 (Humor com Humor se Paga) de “A Poesia Está Na Rua”, evento cultural promovido anualmente pela Câmara Municipal de Santo Tirso.  

E porque é de humor que se vai falar, a cerimónia conta com a participação da Banda Plástica de Barcelos, uma banda composta por 25 elementos que, combinando uma indumentária muito própria e uma série de instrumentos originais, fazem as delícias de quem os ouve através de um reportório de cantigas de base popular.  

Em 2004, a Câmara Municipal de Santo Tirso arrancou com a iniciativa “A Poesia Está na Rua”, procurando colocar o Concelho de Santo Tirso no roteiro dos grandes eventos ligados à poesia e à literatura portuguesas. O evento, com características algo inéditas, tinha por objectivo dar uma expressão festiva à palavra poesia, fazendo-a comungar – durante cerca de um mês – da vida comunitária do concelho, homenageando, em cada edição, um poeta português. 

Depois de “A Poesia Está na Rua” (2004, com homenagem ao poeta António Ramos Rosa), de “A Poesia e o Surrealismo” (2005, com homenagem ao poeta Artur do Cruzeiro Seixas), de “A Poesia faz bem à Saúde” (2006, com homenagem ao poeta Manuel António Pina), de “A Fé na Poesia” (2007, com homenagem ao poeta José Tolentino de Mendonça), de “Ofício de Poeta” (2008, com homenagem ao poeta António Osório), de “Pano Pramangas” (2009, com a homenagem ao poeta A. M. Pires Cabral), segue-se este ano (2010) A edição “Humor com Humor se Paga” com a homenagem à poeta Rosa Alice Branco. 

A sorrir ou a ranger os dentes, o humor destrói as visões convencionais do mundo. É ele que confere ao ser humano a sua dignidade autêntica. Sob o lema “humor com humor se paga”, o programa deste ano de “A Poesia está na rua” alia as diversas formas de expressão poética a um conjunto de iniciativas que pretende fazer do humor “uma revolta superior do espírito” contra os tempos de crise em que vivemos. 

Leonor Xavier (biógrafa e ex-mulher de Raul Solnado), Nuno Artur Silva (produções fictícias) e os poetas Rosa Alice Branco (a homenageada deste ano) e Daniel Maia-Pinto Rodrigues são alguns dos nomes que integram o programa desta sétima edição de “A Poesia está na Rua”, iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Santo Tirso. 

Mais informações sobre o programa e as diferentes actividades vão estar disponíveis no sítio da Câmara Municipal de Santo Tirso (www.cm-stirso.pt) e no blogue http://santotirso-apoesiaestanarua.blogspot.com/2010/02/humor-com-humor-se-paga.html  

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...