quant
Fique ligado

Ano 2008

“A Palavra”, segundo Guilherme d’Oliveira Martins

Avatar

Publicado

em

Guilherme Oliveira Martins

Guilherme Oliveira Martins“A Palavra”, uma obra intemporal do cinema mundial, realizada por Carl Dreyer, em 1955, é o filme escolhido pelo Presidente do Centro Nacional de Cultura Guilherme d’Oliveira Martins, para apresentar na iniciativa “Um Livro, Um Filme”, que decorre na Casa de Camilo, em Vila Nova de Famalicão.
Guilherme d’Oliveira Martins é o próximo convidado do evento que se realiza já na próxima sexta-feira, dia 14 de Novembro, e não na última sexta-feira do mês como tem sido hábito. Depois da exibição do filme, o convidado irá explicar as razões que o levaram a optar por esta película, numa sessão de conversa animada com o público.
O filme “A Palavra” centra-se numa discussão intelectual sobre a natureza da fé humana, no mundo moderno. 
Em 2 de Setembro de 1932, Carl Dreyer encontrava-se entre a assistência da estreia da peça de Kaj Munk – Ordette. Impressionado, Dreyer decidiu de imediato fazer dela um filme, o que só se concretizaria depois de uma longa e cuidadosa preparação, 22 anos mais tarde, em 1955. “A Palavra” retrata as divergências religiosas entre duas famílias de pastores que impedem o casamento entre os seus filhos.
 
TRÊS VEZES MINISTRO
 
Ministro da Presidência (2000-2002), ministro das Finanças (2001-2002) e ministro da Educação (1999-2000) são apenas alguns dos cargos políticos de maior relevo que já foram desempenhados pelo convidado Guilherme d’Oliveira Martins.
Nascido em Lisboa a 23 de Setembro de 1952 é político e professor universitário. Licenciado e Mestre em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, onde foi assistente, entre 1977 e 1985. Actualmente desempenha os cargos de Presidente do Tribunal de Contas e de Presidente do Centro Nacional de Cultura, sendo ainda professor catedrático convidado da Universidade Lusíada.
Ao longo da sua carreira foi galardoado com diversas condecorações com destaque para os galardões de Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique (Portugal), Comendador da Ordem de Isabel, a Católica (Espanha), Grã-Cruz da Ordem do Cruzeiro do Sul (Brasil) e Oficial da Ordem da Legião de Honra (França).
 
FICHA TÉCNICA:
UM LIVRO UM FILME
“A Palavra”, de Carl Dreyer, 1955
Data: 14 de Novembro, sexta-feira
Hora: 21h30
Local: Centro de Estudos Camilianos, em S. Miguel de Seide, Vila Nova de Famalicão
Convidado: Guilherme d’Oliveira Martins
Entrada Livre

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...