Todos os cidadãos interessados em colaborar na criação de bosques nativos no espaço metropolitano, estão convidados pela Área Metropolitana do Porto a participar nas próximas ações de plantação no âmbito do projeto 100.000 árvores.

No dia 28 de janeiro entre as 9.30 e as 12 horas, na Trofa, haverá uma ação de plantação. O objetivo é plantar 500 carvalhos e outras espécies na Sardoeira, terreno cedido pelos seus proprietários para este projeto.

Também a 25 de fevereiro, no concelho da Trofa, entre as 9.30 e as 12 horas haverá outra iniciativa. Novamente na Sardoeira, a intenção é de plantar mais 500 carvalhos nesta área.

No próximo sábado, dia 21, a ação de plantação irá decorrer em Santo Tirso entre as 9 e as 13 horas. Serão plantados carvalhos, castanheiros e aveleiras na área do Castro do Monte Padrão em Monte Córdova. O projeto 100.000 árvores é promovido com a colaboração de dezenas de entidades reunidas no âmbito do Centro Regional de Excelência em Educação para o Desenvolvimento Sustentável da Área Metropolitana do Porto.

Sessões de esclarecimento sobre “Limpar Portugal”

A Junta de Freguesia de S.Mamede do Coronado será palco de uma sessão de apresentação, divulgação e esclarecimento da iniciativa “Limpar Portugal”. A reunião tem início marcado para as 21.30 horas do dia 25 de janeiro, quarta-feira.

A população de Covelas também está convidada a participar noutra sessão similar, no dia 27, sexta-feira, no auditório da Junta de Freguesia de Covelas, pelas 21 horas.

O projeto “Limpar Portugal” é um movimento de cidadãos cujo objetivo é a limpeza das lixeiras ilegais nas florestas portuguesas a 24 de março e promover a sensibilização para fomentar comportamentos ambientalmente sustentáveis. Pode consultar ainda o blogue www.plp2012trofa.blogspot.com. 

Janine Mouta

 {fcomment}