premio-loja-social 

O projecto Loja Social do município da Trofa foi seleccionado para representar Portugal na primeira edição do concurso europeu de boas práticas, Prémio Internacional – UDITE Knowledge Sharing Award e arrecadou o segundo lugar, em Bruxelas.

A Trofa foi a Bruxelas representar Portugal no que toca às boas práticas do sector do bem-estar social, a 5 de Outubro. O projecto trofense foi finalista na categoria de bem-estar social com o projecto Loja Social, vencedor da edição de 2007 do Prémio Nacional de Boas Práticas no Sector Público, criado pelo Diário Económico e pela Deloitte. Na fase final, a Trofa disputou o Prémio directamente com Londres que acabou por ficar em primeiro lugar.

De acordo com um comunicado da autarquia “a Loja Social mereceu rasgados elogios por parte do Presidente da UDITE, o britânico Byron Davies e que o anunciou como um modelo a adoptar nos outros países membros da UDITE”.

O objectivo deste encontro era “fomentar a partilha de conhecimento e de boas práticas entre os vários municípios da União Europeia”, pode ler-se no comunicado.

A Loja Social é de acordo com a autarquia “um projecto pioneiro em Portugal, que nasceu de uma parceria entre cinco instituições com intervenção na área social, além da Câmara Municipal da Trofa, fazem parte deste projecto a Segurança Social, a Santa Casa da Misericórdia da Trofa, a Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação da Trofa e a ASAS – Associação de Solidariedade e Acção Social”.

Trata-se de um espaço de atendimento personalizado junto da população trofense, onde os utentes podem tratar de todos os assuntos relacionados com a área social. Esta valência permite também a criação de respostas mais adequadas aos problemas sociais vividos pelos utentes, a rentabilização dos recursos existentes, eliminando a sobreposições de intervenção permitindo assim, um melhor planeamento dos serviços.