quant
Fique ligado

Edição 573

Profissão de Fé em dia de Nossa Senhora de Fátima

Avatar

Publicado

em

Há “quase 90 anos” que a paróquia de S. Romão do Coronado faz a festa em honra de Nossa Senhora de Fátima e a Profissão de Fé no dia 13 de maio. Camilo Faria, coordenador da Catequese e, por inerência, da Festa, afirmou que S. Romão é “a única” paróquia do país em que se celebra a Profissão de Fé neste dia, mesmo que coincida durante a semana. Na paróquia, contou, é “quase feriado”, sendo que também vem “gente de outros locais para cumprir as suas promessas”.
Também o padre Rui Alves, pároco de S. Romão do Coronado, referiu o “acontecimento único, penso que no país inteiro”, de celebrar a Profissão de Fé no dia 13 de maio. “O povo Português tem uma devoção tremenda à Nossa Senhora de Fátima, mas a gente de S. Romão tem uma devoção muito grande e é uma feliz coincidência, na minha opinião, conseguirmos, neste dia, celebrar Maria Santíssima, a aparição aos pastorinhos e a sua mensagem, que é perfeitamente atual, e ao mesmo tempo celebrarmos a Profissão de Fé destes adolescentes”, mencionou.
O programa contou com uma missa em honra de Nossa Senhora de Fátima, com a celebração da festa da Profissão de Fé de 27 jovens e da procissão com sermão na Capela de S. Bartolomeu. Camilo Faria asseverou que há “muita gente a ver” a procissão, “mesmo sendo à semana”, que percorre “metade” de S. Romão do Coronado. A animar estiveram a Banda de Música de Moreira (Maia) e a Fanfarra de Gondomar.
A comissão de festas é ainda constituída pelos “pais e catequistas das crianças do 5.º ano” e pelo padre Rui Alves. O coordenador mencionou que o orçamento da festa é de “10 mil euros”, que serve para pagar “as várias despesas”, desde Banda de Música, Fanfarra, Guarda Nacional Republicana e “os cavalos” que vão na frente da procissão. Para angariar as verbas faz-se “dois peditórios”, um através “dos festeiros” e outro pelas “crianças do 5.º ano”, conhecidas por “mordomos e mordomas da festa”.

Festa da Misericórdia na Quinta de S. Romão
Já a partir das 14 horas do dia 21 de maio, as catequeses paroquiais de S. Romão e S. Mamede do Coronado promovem a Festa da Misericórdia, na Quinta de S. Romão. Além do mega piquenique e da celebração eucarística, há rastreios de saúde, aula de zumba, Peddy Paper, insufláveis, pinturas faciais e “muito mais”. Estão ainda previstas as atuações de Mar Di Gras #4, Concertinas On Rock, Rancho Folclórico de S. Romão do Coronado, Cláudia Soares e dos grupos Chão e Maria Sem Pecado, que fará a “gravação de um videoclipe”. Durante a iniciativa vai decorrer uma recolha de comida para o Canil da Trofa.
Camilo Faria explicou que esta é uma das “várias atividades” desenvolvidas com “os adolescentes” de forma a assinalar o Ano da Misericórdia. A eucaristia campal, às 19 horas, será “um momento grande” de um dia recheado de atividades e de atuações.

Publicidade

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...