quant
Fique ligado

Edição 526

Procissão do Corpo de Deus em Bougado

Avatar

Publicado

em


As paróquias de Santiago e S. Martinho de Bougado juntaram-se para celebrar o Dia do Corpo de Deus, pelo segundo ano consecutivo. Párocos solicitaram apoio dos fieis para tapete de flores que ligará Igreja Matriz de Santiago à Capela Nossa Senhora das Dores.

A Procissão do Corpo de Deus ocorre no dia 7 de junho, organizada pelas paróquias de S. Martinho de Bougado e Santiago do Bougado. Trata-se de um “um momento alto da vida da Igreja e pretende sublinhar a riqueza imensa que a Igreja  tem em si no sacramento da Eucaristia – presença real de Jesus no seu seio”, explicou Luciano Lagoa, vigário da vigararia Trofa/Vila do Conde.
Ao contrário do que era habitual, em que se realizavam duas procissões no mesmo dia, as paróquias de Santiago e S. Martinho decidiram juntar-se e realizar apenas uma que as ligasse. A primeira experiência realizou-se em 2014, com o sentido S. Martinho-Santiago e este ano repete-se, mas com sentido contrário.
A procissão solene sai da Igreja Matriz de Santiago às 17.30 horas em direção à Capela de Nossa Senhora das Dores, onde se realizará a Missa Campal, que terminará com a Bênção do SS. Sacramento. A procissão passa por: Avenida D. Diogo Mourato, Rua 16 de Maio, Rua Infante D. Henrique, Rua Poeta António Nobre, Rua Guerra Junqueiro e Rua Padre Joaquim Bernardes.
Para a procissão, os párocos Luciano Lagoa e Bruno Ferreira solicitaram o apoio da comunidade para fazer um tapete de flores desde a Igeja Matriz de Santiago até à Capela de Nossa Senhora das Dores. “Pede-se a colaboração de todas as pessoas de boa-vontade para a realização do tapete de flores. Pede-se que recolham as flores que puderem e as entreguem junto dos responsáveis e que também apareçam no dia para ajudar no tapete às 13.30 horas nos locais destinados”, apelaram.
Em S. Martinho de Bougado as festividades arrancam às 7 horas da manhã com a celebração de uma missa na Igreja Matriz, que é seguida à Adoração eucarística com Exposição do SS. Sacramento. No final, pelas 12 horas, é a celebração uma eucaristia.
Na parte da tarde, às 15 horas, já em Santiago de Bougado, dá-se início à Adoração eucarística com Exposição do SS. Sacramento na Igreja Matriz. Pelas 17 horas, decorre a cerimónia de Canto de Vésperas Solenes, seguindo-se a procissão solene.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...