Select Page

Primeiro Open de Matraquilhos decorre em Famalicão

Primeiro Open de Matraquilhos decorre em Famalicão

A Federação Portuguesa de Matraquilhos (FPM) em colaboração com a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, vai promover nos próximos dias 16, 17 e 18 de Fevereiro, o 1.º Open de Matraquilhos.

A iniciativa que irá decorrer no Pavilhão de Eventos do Lago Discount, na freguesia famalicense de Ribeirão, tem as inscrições abertas até ao próximo dia 11 de Fevereiro.Os interessados podem contactar o membro desportivo famalicense da FPM, Carlos Teixeira, através do telemóvel 969 289 211, ou através do e-mail ddfamalicao@fpm.pt.

As equipas que se destaquem no primeiro e segundo lugares, neste torneio, ficarão automaticamente apuradas para o Eurotour, a realizar em Março, pela FPM.

A realização do 1.º Open de Abertura de Matraquilhos, em Vila Nova de Famalicão é uma oportunidade para os amantes famalicenses desta modalidade, apresentarem as suas qualidades e capacidades.

Refira-se que a FPM foi criada em 2006, tendo já um vasto calendário de competições para o ano de 2007, abrindo o ano desportivo em Famalicão.

A prática do Futebol de Mesa (vulgo matraquilhos) surgiu em 1936, pela mão do galego Alexandre Finisterre, que quando internado no hospital de Monserrat, devido a ferimentos durante a Guerra Civil Espanhola, conheceu muitas crianças também feridas e impossibilitadas de jogar futebol. Então, inspirado pelo ténis de mesa e motivado pelas crianças criou o Futebol de Mesa – matraquilhos.

O jogo rapidamente divulgou-se pela Europa. Tanto que, na década de 1960, quando Alexandre Finisterre regressou a Espanha, o jogo encontrava-se já largamente conhecido. Em Portugal, ganhou também grande popularidade, sendo equiparado aos jogos tradicionais.

Videos

Loading...

Siga-nos

1ª página da edição papel

Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma experiência mais personalizada. Ao navegar está a permitir a sua utilização