quant
Fique ligado

Ano 2007

Primeiro curso de Formação especializada na Região Norte para os talhos desenvolvido pela ADRAVE

Avatar

Publicado

em

A ADRAVE, em colaboração com a Federação Nacional das Associações dos Comerciantes de Carnes, promove o curso de Higiene e Segurança Alimentar no sector das Carnes (talhos), a partir de Setembro. 

 A ADRAVE – Agência de Desenvolvimento Regional do Vale do Ave, S.A., no âmbito do projecto AgroIntec – Promoção da Tecnologia Agro-Alimentar no Sudoeste Europeu, tem vindo a desenvolver vários projectos a este nível, nomeadamente formação, para colmatar as dificuldades e necessidades sentidas no sector Agro-Alimentar. Na região do Vale do Ave. 

De acordo com o estipulado no Decreto-Lei n.º 147/2006 de 31/7, que aprova o Regulamento das Condições Higiénicas e Técnicas a Observar na Distribuição e Venda de Carnes e Seus Produtos, considera que o manuseamento e a transformação de matérias-primas e géneros alimentícios, sejam realizados de forma, a respeitar os critérios de segurança dos géneros alimentícios aplicáveis durante todo o período de vida útil dos produtos.

O artigo n.º 26 do mesmo Decreto-Lei, faz referência à formação em higiene e segurança alimentar, onde evidência que "A distribuição e venda de carnes e seus produtos só podem ser efectuadas por pessoal com formação adequada para o exercício da profissão e em matéria de higiene e segurança alimentar, ministrada por entidade devidamente reconhecida nos termos da legislação em vigor em matéria de formação profissional." 

Os trabalhadores que desempenhem este serviço tem de ter sempre que solicitado pela entidade competente o cartão de manipulador, caso contrário constitui uma contra-ordenação punível com coima, como faz referência o artigo n.º 3 do mesmo Decreto-Lei. 

A ADRAVE, ciente de que é uma responsabilidade social a obtenção desta formação, organizou em colaboração com a Federação Nacional das Associações de Comerciantes de Carnes o curso de Higiene e Segurança Alimentar no Sector das Carnes (talhos), homologado pela Direcção Geral de Veterinária e obrigatório no território nacional.

Este curso dá a obtenção do certificado para as empresas e do cartão de manipulador de carnes e seus produtos para o profissional. Este cartão é emitido pela Federação Nacional das Associações de Comerciantes de Carnes, após a conclusão, com aproveitamento, do curso de formação ministrado pela ADRAVE. 

As inscrições podem ser efectuadas na sede da ADRAVE (Av. Barão da Trovisqueira, n.º 358, r/c 4760 – V.N. Famalicão), por telefone (252302600), ou, através do site http://www.adrave.pt/ onde os candidatos poderão inscrever-se "on line" e obter mais informações sobre o curso. 

O curso Higiene e Segurança Alimentar no Sector das Carnes (talhos) tem como principal objectivo a atribuição do cartão de manipulador ao profissional que faça a distribuição e venda de carnes e seus produtos, assim como sensibilizar os participantes para os requisitos legais de Higiene e Segurança Alimentar. 

Publicidade
Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...