Select Page

Previsão de chuva intensa e vento forte na região

Previsão de chuva intensa e vento forte na região

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) comunicou a previsão de chuva intensa e vento forte na região do Minho e Douro Litoral, com período mais crítico entre as 12 horas desta sexta-feira e as 6 horas de sábado.

Em comunicado, a ANPC faz saber que é esperada “precipitação persistente, localmente intensa a partir do meio da manhã (> 10 mm/h), mais provável nos distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Aveiro e Viseu, com previsão de acumulados que podem concentrar valores superiores a 40 mm em 6 horas” e “vento do quadrante Sul moderado a forte no litoral a partir da tarde, com rajadas na ordem dos 85 Km/h, em especial no Minho e Douro Litoral”.

Decorrente das condições meteorológicas previstas, a ANPC alerta para a possibilidade de “formação de lençóis de água” nos pisos rodoviários, probabilidade de “cheias rápidas em meio urbano”, “queda de ramos ou árvores”, “danos em estruturas montadas ou suspensas” ou “deslizamento ou desabamento de terras”.

Para minimizar os efeitos, a ANPC aconselha a adoção de comportamentos adequados, como “garantir a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais”, “não atravessar zonas inundadas”, “adotar uma condução defensiva”, “garantir uma adequada fixação de estruturas soltas, nomeadamente, andaimes, placards e outras estruturas suspensas”, “ter especial cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas”, “ter especial cuidado na circulação junto da orla costeira e zonas ribeirinhas historicamente mais vulneráveis a galgamentos costeiros”, “não praticar atividades relacionadas com o mar, nomeadamente pesca desportiva, desportos náuticos e passeios à beira-mar” e “evitar a circulação e permanência nas terras altas onde as rajadas de vento esperadas são fortes ou muito fortes”.

Videos

Loading...

Siga-nos

1ª página da edição papel

Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma experiência mais personalizada. Ao navegar está a permitir a sua utilização