quant
Fique ligado

Edição 532

Presidente da Comissão de Festas sugere alterações à ExpoTrofa

Avatar

Publicado

em

ExpoTrofa encerrou depois de nove dias a mostrar o que existe no concelho em termos empresariais, associativos e artesanais. Presidente da Comissão de Festas defende que é necessário rever modelo do certame.

Coube a Herman José fechar o palco da ExpoTrofa depois de nove dias de animação, aos quais se associaram as juntas de freguesia do concelho. Entre piadas e músicas que marcaram a carreira de quase 45 anos, o entertainer fez o público reviver outros tempos com “clássicos” como “Vamos lá cambada”, música dedicada à seleção nacional de futebol para o Mundial no México, em 1986. A “afinação” do público impressionou o cantor, que registou o momento em vídeo através do telemóvel.
Na tarde do mesmo dia, o evento contou com atuações da Escola Passos de Dança e do Grupo Capoeira da Trofa.
A moldura humana presente no espetáculo foi uma das maiores do certame que, ao longo de nove dias, afirmou-se como uma mostra de empresas, artesãos e associações.
A ExpoTrofa é uma das iniciativas que visa a angariação de fundos para as festas em honra de Nossa Senhora das Dores, que decorrem em agosto.
Domingos Carneiro, presidente da Comissão de Festas, afirmou que o feedback dos expositores foi que “em termos de participação e visitas ultrapassou os anos anteriores”.
Mesmo com resultados positivos, Domingos Carneiro não escondeu a dificuldade que foi preparar a ExpoTrofa deste ano: “Foi difícil angariar as empresas, porque demonstram que não estão com disponibilidade para pagar horas extra e jantares. Mesmo assim, conseguimos um número razoável”.
Domingos Carneiro considera que o conceito do evento está ultrapassado, pelo que urge pensar em algo novo. Uma ideia, que surgiu por iniciativa de “Mafalda Cunha, da AEBA”, passa por fazer com que um stand sirva para mais do que uma empresa, permitindo assim a divisão dos custos. Outra sugestão é “a redução da ExpoTrofa para três ou quatro dias”.

 

Contagem decrescente para as festas de Nossa Senhora das Dores

Encerrada mais uma edição da ExpoTrofa, agora é apontar baterias para as festas de Nossa Senhora das Dores. Uma das preocupações de Domingos Carneiro é a incerteza quanto à inauguração do bar da Comissão: “Se conseguirmos abrir o espaço novo, o efeito novidade pode-nos trazer mais visitas e mais receitas, mas nem o presidente da Câmara se arrisca a marcar datas, porque está farto de marcar e de as coisas falharem”.
Caso não seja possível ver o novo bar aberto, a comissão de festas terá de “contar com o que tem”, promovendo atividades culturais para angariação de fundos. Também já decorrem os peditórios pelas ruas.
Outro dos “receios” de Domingos Carneiro é a instalação dos equipamentos de diversão. “Sabemos que o parque está muito bonito, mas condiciona em termos de colocação dos divertimentos. Por isso, tivemos de pensar em alternativas e o senhor Agostinho da Saner cedeu-nos o espaço da serração da capela, a quem aproveito para agradecer publicamente. Esperamos que os comerciantes aceitem a proposta”, afirmou.

 

Procissão dos andores com o mesmo percurso do ano passado

 A procissão com os andores também já tem percurso delineado, que é o mesmo do ano passado: sai da Igreja Matriz em direção à Rua Conde S. Bento e daí tomará a Estrada Nacional 104 em direção a Santo Tirso. Chegada à zona da antiga ponte sobre o caminho de ferro, a procissão vira à direita, entrando no parque, circunda a capela e regressa pelo mesmo caminho.

Publicidade
Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...