quant
Fique ligado

Edição 516

Praticar desporto e não pagar inscrição no Centro de Estudos

Avatar

Publicado

em


Um aluno que frequente o Centro de Estudos QI ao Cubo pode praticar basquetebol na Vigorosa e um atleta da Vigorosa pode frequentar o Centro de Estudos sem ter de pagar a inscrição. Este é o resultado do protocolo celebrado entre a modalidade de basquetebol da coletividade e o Centro de Estudos QI ao Cubo, situado na Rua Nuno Álvares Pereira, junto à EB1 do Paranho, em S. Martinho de Bougado.
Segundo Ana Luísa Soares, gerente e psicóloga clínica do QI ao Cubo, o protocolo surgiu devido “ao modelo educativo” que o centro pratica, em que vê “cada educando como um todo”, sendo “a componente cognitiva, social, física e emocional fatores determinantes para que possam ter os resultados pretendidos”. “Para além de termos boas recomendações da Vigorosa, temos o fator de proximidade, uma vez que fazem a sua prática nas instalações do Colégio da Trofa, o que nos permite e dá bastante possibilidade de as crianças daqui irem para lá e vice-versa e os pais estarem tranquilos em relação a esta passagem/troca”, explicou, referindo que como “o local de transporte é extremamente perto das instalações, num único dia o aluno pode estar no Centro de Estudos e depois sair e encontrar transporte para o basquete”.
A psicóloga clínica adiantou que “está cientificamente comprovado que a prática de exercício físico aumenta a concentração, permite que saibam lidar com as frustrações e o trabalhar em equipa, que são competências básicas para qualquer ser humano e que muitas vezes acabam por ser esquecidas em prol de um resultado”. “O aluno não é só um resultado, é muito mais do que isso, porque o mundo do trabalho obriga-nos a ter uma série de valências que não vêm nos cursos. Esta capacidade de trabalhar em equipa e de saber comunicar são aspetos que vão fortalecendo e desenvolvendo na prática de desportos em grupo”, completou.
Já Paulo Queirós, diretor desportivo da Vigorosa, denotou que “esta proximidade faz com que as instituições da Trofa tenham que fazer estas sinergias, trocar experiências e complementar a formação dos miúdos, que não é só uma questão mental mas também física”, para que consigam que “os alunos sejam melhores atletas e os atletas sejam melhores alunos”.
O Centro de Estudos QI ao Cubo abriu portas em “dezembro de 2013” e, além de Ana Luísa Soares, tem como gerentes Joana Lemos e Graça Silva. O Centro dispõe das valências de “estudo acompanhado, serviço de psicologia e formação”, com “um acompanhamento individualizado, em que os pais/encarregados de educação, aquando da inscrição, comprometem-se a ser agentes ativos neste processo de educação”. Todos os educandos usufruem, “gratuitamente”, do serviço psicopedagógico.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...