quant
Fique ligado

Ano 2007

Portugal auto-suficiente em sangue

Avatar

Publicado

em

Portugal é auto-suficiente em termos de doação e uso de sangue desde o Verão do ano passado, registando-se mil doações diárias, disse esta segunda-feira o presidente do Instituto Português do Sangue (IPS), na véspera do Dia Nacional do Dador, a ser comemorado na Trofa, com a visita do Ministro da Saude, Correia de Campos.

«Hoje em dia ninguém morre por falta de sangue, nem ninguém deixa de ter uma intervenção cirúrgica em Portugal», declarou Gabriel Olim.

No entanto, ressalvou que agora é preciso «manter e aumentar as doações, porque as necessidades vão aumentando».

O presidente do IPS precisou que o objectivo é «criar uma reserva mínima para uma semana de consumo normal».

A actual situação de auto-suficiência deve-se ao «bom trabalho» de sensibilização que resultou «numa população muito motivada», notando-se, sobretudo, a adesão de jovens e mulheres para darem sangue.

Gabriel Olim garantiu ainda que «o sangue em Portugal é dos mais seguros do mundo e de uma qualidade inexcedível».

«Melhor é impossível», sublinhou o dirigente, explicando que em Portugal são respeitados todos os padrões de qualidade na recolha de sangue e usadas as mais recentes tecnologias de processamento das amostras.

Também são utilizados todos os mais actuais meios de detecção de doenças infecto-contagiosas, acrescentou.

O presidente do IPS defendeu que a responsabilidade começa no próprio dador, pelo que aconselhou a auto-exclusão de indivíduos com comportamentos de risco, quer a nível sexual quer relacionados com consumo de drogas ou de medicamentos.

Viagens para zonas de risco de endemias também são factores de exclusão de dadores, referiu o dirigente, lembrando a sua própria experiência, «depois de viajar para África estive cerca de um ano sem poder dar sangue».

Publicidade

«A principal prioridade é respeitar a tranquilidade do doente, que recebe o sangue e que tem de confiar plenamente que está a receber sangue seguro», concluiu.

O Dia Nacional do Dador de Sangue será assinalado terça-feira com uma homenagem aos dadores na Trofa.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...