quant
Fique ligado

Edição 534

PCP vai continuar a luta pela desagregação das freguesias

Avatar

Publicado

em

Em visita ao concelho, a deputada Diana Ferreira reafirmou que o Partido Comunista Português (PCP) vai continuar a lutar pela desagregação de freguesias e pela vinda do metro até à Trofa.

Um ano e meio após a agregação da freguesia de Guidões a Alvarelhos, desde as eleições autárquicas de setembro de 2013, os guidoeneses mantém viva a sua luta pela recuperação da independência administrativa de Guidões. Para o efeito, foi criada uma Comissão de luta contra a extinção da freguesia de Guidões, que, em “abaixo-assinado, reuniu cerca de mil assinaturas a protestarem contra a extinção da sua freguesia”. A Assembleia de Freguesia de Guidões pronunciou-se, por “unanimidade”, contra esta agregação, assim como a Assembleia Municipal da Trofa, que não queria que nenhuma freguesia do concelho fosse agregada.

Publicidade

Segundo os Projetos de Lei “Criação da Freguesia de Guidões” e “Criação da Freguesia de Alvarelhos” apresentados pelo Grupo Parlamentar do PCP, a extinção destas duas freguesias foram deliberadas “à revelia da opinião dos seus órgãos autárquicos”, sendo que agora se constata que a extinção de freguesias se traduziu “numa perda para os moradores da sua área territorial, além de um desgosto profundo e um atentado à história de séculos da sua existência”. Numa visita pelo concelho da Trofa, a deputada do PCP, Diana Ferreira, afirmou que os Projetos de Lei de criação das freguesias foram “alvo de um golpe da parte do PS, PSD e CDS, que boicotaram tanto a discussão como a votação na Assembleia da República”, durante uma “conferência de líderes”, durante a “última semana desta legislatura”. “O que fica evidente também neste golpe que foi dado, que até acaba por ser dado de uma forma tremendamente antidemocrático, é que estão contra aquelas que são as vontades das populações, estando apostados em fazer a extinção das freguesias e a consequente extinção dos serviços públicos, prejudicando a qualidade de vida das populações”, explicou.

Com esta visita à Trofa, Diana Ferreira pretende “reafirmar o compromisso do PCP continuar esta luta”, que “não está perdida só porque ainda não foi concretizada”, utilizando “todos os meios que tiverem disponíveis para que seja devolvida a cada uma das populações aquelas que são as suas freguesias”. “Estamos num sítio onde se vê um pano com a frase ‘Guidões livre e independente’, que fica bem claro aquela que é a vontade da população desta freguesia, que foi completamente atropelada por aqueles que têm sido os partidos políticos que há mais de 39 anos se alternam no poder e que têm feito um conjunto de medidas que tem atacado todos aqueles que são os direitos dos trabalhadores e do povo, os direitos laborais e sociais e que têm ignorado completamente aquelas que são as vontades das populações”, reforçou.

A deputada recordou que as “extinções de freguesias” foi “um processo desencadeado pelos partidos da troika”, com “o objetivo claro de extinguir todos os serviços públicos que lhes estão associados”, como “escolas, extensões de saúde e estações dos CTT (quando eram uma empresa pública) que estão organizadas em lógica de freguesia”. “Se os partidos afirmaram que fizeram isto mas que não é para mudar nada, então porque que se extinguiram as freguesias”, questionou.

PCP vai lutar pela vinda do metro até à Trofa

Outro compromisso que o PCP reassume é a luta pelo “prolongamento da linha do metro até à Trofa”, relembrando o projeto apresentado pelo partido e que foi “chumbado pelo PSD e CDS”. “Isto é um projeto que iremos voltar a propor na próxima legislatura. É uma tremenda injustiça, porque como nós costumamos dizer que ‘na Trofa ficaram sem pau nem bola’. Comboio foi e o metro não chegou. Há aqui um vazio e com responsabilidades nos três partidos”, terminou.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...