quant
Fique ligado

Edição 681

Paróquia homenageia obreiro de S. Gens

Avatar

Publicado

em

Mil novecentos e quarenta e oito é um ano muito importante na história da capela de S. Gens, pois marca o início da obra que devolveu o culto à comunidade de Cidai. A paróquia vai assinalar a efeméride a 2 de dezembro, com uma iniciativa que também marcará o centenário do nascimento do padre Sebastião Cruz e os 25 anos do monumento de Nossa Senhora da Alegria.

Filho de Manuel Caetano da Silva Cruz (o “Manuel Ramadeiro”) e de Delfina Moreira da Costa, Sebastião Cruz nasceu a 8 de dezembro de 1918, no lugar de Cidai, onde viria a executar uma das mais importantes obras da paróquia de Santiago de Bougado, ao devolver o culto que durante anos foi ouvindo da população sobre o Monte de S. Gens.

Com um percurso académico assinalável – doutorou-se em Direito Canónico e Direito Romano e lecionou em universidades de Espanha e Portugal -, Sebastião Cruz não se vergou às dificuldades e foi preponderante para a construção da Capela de S. Gens, cuja obra iniciou em 1948 e foi inaugurada a 23 de setembro de 1951. Pelo papel inolvidável que teve na comunidade, a paróquia de Santiago de Bougado decidiu assinalar o centenário de nascimento deste ilustre bougadense, cujo busto permanece junto à ermida, que é hoje um dos lugares de maior culto do concelho da Trofa.

A 2 de dezembro, o programa inclui também a comemoração dos 25 anos da inauguração da imagem de Nossa Senhora da Alegria. É junto à santa que começam as celebrações, às 15.30 horas, com o descerramento de uma placa comemorativa. Seguem-se os discursos junto do busto do padre Sebastião Cruz e a inauguração de uma exposição biográfica na Casa da Montanha.

Às 17.30 horas, é realizada uma eucaristia solene na Capela, em homenagem do obreiro de S. Gens e de todos os elementos da comissão que reuniu em 1948 para decidir a construção da ermida, assim como dos bem feitores. Às celebrações associam-se o bispo auxiliar do Porto, D. Pio Alves, a família de Sebastião Cruz, grupos da paróquia, famílias e representantes das entidades oficiais. C.V.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...