Casa de CamiloAs dez selecções europeias de padres que estão a participar no Torneio de Futsal Champions Clerum, que está a decorrer em Portugal, vão fazer uma pausa na competição para visitar a casa-museu de uma das figuras maiores da literatura nacional, o romancista Camilo Castelo Branco, em Vila Nova de Famalicão. O encontro cultural, que se realiza amanhã, quinta-feira, a partir das 10h00, no auditório do Centro de Estudos Camilianos, terá como anfitrião o presidente da Câmara Municipal, Armindo Costa, que dará a conhecer, não só a casa onde viveu Camilo Castelo Branco, autor do romance “Amor de Perdição”.
Depois deste momento de descontracção, os atletas preparam-se para disputar as finais do Torneio, que decorrem a partir das 14h30, no Pavilhão Municipal da cidade. A “Champions Clerum”, como já é conhecida esta competição, já se realizou na Áustria, Croácia e Bósnia-Herzegovina, contando com a participação de sacerdotes de dez países da Europa, incluindo Portugal.
Famalicão foi a cidade escolhida para acolher as finais desta competição, tendo como palco principal o renovado Pavilhão Municipal, que beneficiou recentemente de diversas obras de remodelação, nomeadamente um novo piso e diversas reparações
Refira-se que a selecção portuguesa iniciou da melhor maneira a presença na “Champions Clerum”. A formação nacional venceu o Grupo A com três vitórias, duas delas com goleadas de 7-0, no Pavilhão Bernardino Coutinho, em Marco de Canaveses. A equipa anfitriã cedeu apenas um empate sem golos frente aos croatas, mas atinge as meias-finais sem sofrer qualquer tento nesta fase, o que é um registo notável.
Os portugueses, que são orientados por José Vasconcelos, treinador do Alpendorada, vão agora defrontar nas meias-finais a selecção da Bósnia-Herzegovina, que ficou em 2.º lugar no Grupo B, enquanto a Polónia (que venceu todos os jogos da sua série) vai defrontar a Croácia, 2.ª do grupo de Portugal.
As meias-finais disputam-se amanhã no Pavilhão Municipal de Vila Nova de Famalicão, a partir das 14h30, seguindo-se o apuramento das restantes posições (entre a 3ª. e a 10.ª) e a final.