quant
Fique ligado

Religião

Padre Bruno encontra-se com Papa Francisco

O pároco de Santiago de Bougado, Bruno Ferreira, encontrou-se, hoje, com o Papa Francisco, numa audiência onde estiveram presentes alguns empresários do concelho e o escultor Paulo Neves.

Publicado

em

O pároco de Santiago de Bougado, Bruno Ferreira, encontrou-se, hoje, com o Papa Francisco, numa audiência onde estiveram presentes alguns empresários do concelho e o escultor Paulo Neves.

A residir em Roma, onde se encontra a frequentar o curso de Música Sacra, o padre recebeu a comitiva trofense e o artista, tendo-os ajudado na peregrinação pela capital italiana e pelo Vaticano, onde, esta quarta-feira, assistiram a uma audiência do sumo pontífice, na qual estiveram também presentes crianças da Ucrânia e o Papa exibiu a bandeira daquele país, vinda da cidade de Bucha, onde aconteceu um massacre de civis, devido à guerra que estalou desde que a Rússia invadiu território ucraniano.

Tendo oportunidade de privar com o Papa Francisco, Bruno Ferreira aproveitou para lhe oferecer um cântico composto por ele próprio. “É uma música que fala de amor, da fé e da esperança, que são a imagem do trabalho do Papa e do seu ministério”, explicou o pároco de Santiago de Bougado em declarações ao NT.

Já Paulo Neves, escultor com grande ligação à arte sacra –  em Santo Tirso, uma das suas obras está no Mosteiro de Singeverga -, ofereceu uma peça representativa de S. José, de quem Francisco é grande devoto.

“Foi um momento muito emocionante. O Santo Padre trocou algumas palavras connosco e disse que foi com muito gosto que recebeu a música que fiz”, revelou Bruno Ferreira.

Continuar a ler...
Publicidade

Religião

Comédia, música e coroação das crianças marcam festa do Espírito Santo em S. Mamede

S. Mamede do Coronado já se prepara para a festa em honra do Divino Espírito Santo.

Publicado

em

Por

S. Mamede do Coronado já se prepara para a festa em honra do Divino Espírito Santo.

A comissão de festas já anunciou o programa comemorativo, que garante iniciativas lúdicas e cerimónias religiosas de 3 a 6 de junho.

No primeiro dia de festa, 3 de junho (sexta-feira), a noite será para rir, com um espetáculo de stand up comedy de Rúben Parada, Rúben Branco e João Dantes, a partir das 21h30.

A coroação das crianças pode ser feita das 20h00 às 24h00.

Para as 23h00 está garantida animação surpresa.

No dia seguinte, o grupo de Bombos de Santa Maria de Gémeos vai anunciar a festa pela freguesia, a partir das 08h00, e, à noite, às 21h30, entra em palco Manuel Carvalho e a sua banda para um espetáculo musical, que promete animar o terrado até à sessão de fogo de artifício piromusical, à meia-noite.

Para este dia, haverá coroação das crianças durante todo o dia e às 17h30, é celebrada missa, na Igreja Matriz.

Publicidade

No domingo, com alvorada às 08h00, a festa terá como momentos altos, na vertente profana, os concertos das bandas de música de São Martinho do Campo e Alfena, às 15h00, e o Festival Folclórico, às 21h30, com participação dos ranchos folclóricos de S. Romão do Coronado, Ramalde e Nossa Senhora das Amoras.

Na vertente religiosa, para as 07h00 está marcada a missa na Capela do Divino Espírito Santo, seguindo-se a missa solene na Igreja Matriz, às 10h30, e a procissão da Igreja à Capela do Divino Espírito Santo, às 12h30. Durante todo o dia é possível fazer a coroação das crianças.

No último dia de festa, também com coroação das crianças durante todo o dia, às 11h00, é celebrada missa na Capela do Divino Espírito Santo em Ação de Graças pela intenção de todos os paroquianos vivos, defuntos e emigrantes. À noite, há concerto de música de Toka & Dança, a partir das 21h30, e uma sessão de fogo de artifício, à meia-noite, que marcará o encerramento das festividades.

foto DR

Continuar a ler...

Religião

Festa da Senhora do Rosário em Santiago

A festa em honra de Nossa Senhora do Rosário volta este ano, nos dias 3, 4 e 5 de junho.

Publicado

em

Por

A festa em honra de Nossa Senhora do Rosário volta este ano, nos dias 3, 4 e 5 de junho.

A paróquia de Santiago de Bougado dá início às festividades, no dia 3, com uma procissão de velas, que começa junto à imagem de Nossa Senhora de Fátima de Cidai, às 21h00.

No dia 5 de junho, às 11h00, decorre uma eucaristia solene em honra de Nossa Senhora do Rosário. Para as 14h30 está prevista a receção à Banda de Música da Trofa, no Largo Manuel Canejo, com chegada à Lagoa às 15h30.

Às 17h00, é rezado o terço e, depois, sai a procissão em honra a Nossa Senhora do Rosário, seguida de um concerto da Banda de Música da Trofa.

O encerramento da festa acontece cerca das 19h30.

Tiago Jesus

Continuar a ler...

Edição Papel

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

 

arquivo

Neste dia foi notícia...

Ver mais...

Covid-19

Pode ler também