quant
Fique ligado

Religião

Festas de Páscoa de Cidai regressam aos moldes tradicionais

As festas da Páscoa em Cidai, Santiago do Bougado, voltam aos moldes habituais depois de dois anos muito limitadas pela pandemia de Covid-19.

Avatar

Publicado

em


As festas da Páscoa em Cidai, Santiago do Bougado, voltam aos moldes habituais depois de dois anos muito limitadas pela pandemia de Covid-19.

A abertura da festa dá-se no dia 16 de abril, com a Vigília Pascal, na Igreja Matriz de Santiago de Bougado, às 21h00, terminando o dia com a Aleluia (Alvorada), à meia-noite.

No Domingo de Páscoa, às 08h00, é celebrada a eucaristia na Igreja Matriz, e uma hora depois é dada a saída dos compassos em direção às casas dos fiéis. A concentração das cruzes está marcada para as 19h00, no largo de Cidai, seguindo-se a romagem até à Igreja Matriz, onde será realizada a eucaristia solene de Páscoa, que terminará com um espetáculo pirotécnico.

A banda musical Celtas animará Cidai, a partir das 21h00, e a noite termina com uma sessão de fogo de artifício.

No último dia de festa, dia 18 de abril, segunda-feira de Páscoa, o grupo de Bombos de Gião vai animar as ruas da aldeia, a partir das 09h00. Da parte da tarde, mais precisamente às 15h00, a animação estará a cargo do grupo Marotos da Concertina, seguindo-se um mini leilão e concertinas e cantar ao desafio. O encerramento das festividades está marcado para as 18h00.

Domingo de Ramos no Souto da Lagoa

A paróquia de Santiago de Bougado convida toda a comunidade, principalmente as crianças, a fazerem parte da bênção dos ramos, no domingo, 10 de abril, às 11h00, no Souto da Lagoa. Na celebração festiva para todas as famílias, crianças e jovens da catequese, será dado um pequeno presente.

Antes, esta sexta-feira, dia 8, há confissões na Igreja Matriz, das 09h00 às 12h00 e das 17h00 às 20h00.

No sábado, não é celebrada a habitual eucaristia às 16h30, mas às 20h00 é celebrada missa com bênção dos ramos. O mesmo acontece na Capela de Bairros, no domingo, dia 10, às 08h00, e na Capela de Lantemil, às 09h45.
O Souto da Lagoa é ainda palco, no mesmo dia, de uma Via Sacra Sinodal, às 16h30, com a participação de toda a paróquia, especialmente grupos e movimentos. Às 15h00, partirão a pé as pessoas das sete aldeias em direção à Igreja Matriz, rezando, transportando duas cruzes, que serão colocadas no Souto da Lagoa, formando um Calvário. A concentração é feita nos seguintes locais: Lantemil (Junto da Capela de Srª Livração); Cedões e Trofa-Velha (Junto do Estádio do Bougadense); Cidai (Junto do Largo de Nsª Senhora); Maganha (Junto do Largo de São Pedro); Bairros (junto da Capela da Srª do Desterro); Lagoa (Junto da Ig. Matriz). Partirão em direção à Igreja Matriz, rezando, transportando 2 cruzes que serão colocadas no Souto da Lagoa formando um Calvário].

Na Quinta-feira Santa, 14 de abril, há missa vespertina da Ceia do Senhor, às 21h00, com o Rito de Acolhimento dos Santos óleos, Lava-pés e instituição da Eucaristia. No final da celebração, o Santíssimo Sacramento é levado para a capela do batistério e haverá adoração pessoal até as 24h00. Este ficará também marcado pelo Dia da Caridade, pelo que a paróquia convida os fiéis a trazerem para a celebração géneros alimentares (arroz, massas, leites, enlatados, etc.) para os pobres. Estes dons serão levados no ofertório da missa.

Na Sexta-feira Santa, no Souto da Lagoa, às 15h00, há celebração da Via-Sacra dinamizada pelos grupos de catequese da paróquia e famílias.

Publicidade

Às 21h00, na Igreja Matriz, celebra-se a Paixão e Morte do Senhor e faz-se a adoração da Cruz.

Tiago Jesus/Cátia Veloso
Fotos: Arquivo

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...