quant
Fique ligado

jonati

Religião

Festas de Páscoa de Cidai regressam aos moldes tradicionais

As festas da Páscoa em Cidai, Santiago do Bougado, voltam aos moldes habituais depois de dois anos muito limitadas pela pandemia de Covid-19.

Publicado

em


As festas da Páscoa em Cidai, Santiago do Bougado, voltam aos moldes habituais depois de dois anos muito limitadas pela pandemia de Covid-19.

A abertura da festa dá-se no dia 16 de abril, com a Vigília Pascal, na Igreja Matriz de Santiago de Bougado, às 21h00, terminando o dia com a Aleluia (Alvorada), à meia-noite.

No Domingo de Páscoa, às 08h00, é celebrada a eucaristia na Igreja Matriz, e uma hora depois é dada a saída dos compassos em direção às casas dos fiéis. A concentração das cruzes está marcada para as 19h00, no largo de Cidai, seguindo-se a romagem até à Igreja Matriz, onde será realizada a eucaristia solene de Páscoa, que terminará com um espetáculo pirotécnico.

A banda musical Celtas animará Cidai, a partir das 21h00, e a noite termina com uma sessão de fogo de artifício.

No último dia de festa, dia 18 de abril, segunda-feira de Páscoa, o grupo de Bombos de Gião vai animar as ruas da aldeia, a partir das 09h00. Da parte da tarde, mais precisamente às 15h00, a animação estará a cargo do grupo Marotos da Concertina, seguindo-se um mini leilão e concertinas e cantar ao desafio. O encerramento das festividades está marcado para as 18h00.

Domingo de Ramos no Souto da Lagoa

A paróquia de Santiago de Bougado convida toda a comunidade, principalmente as crianças, a fazerem parte da bênção dos ramos, no domingo, 10 de abril, às 11h00, no Souto da Lagoa. Na celebração festiva para todas as famílias, crianças e jovens da catequese, será dado um pequeno presente.

Antes, esta sexta-feira, dia 8, há confissões na Igreja Matriz, das 09h00 às 12h00 e das 17h00 às 20h00.

Publicidade

No sábado, não é celebrada a habitual eucaristia às 16h30, mas às 20h00 é celebrada missa com bênção dos ramos. O mesmo acontece na Capela de Bairros, no domingo, dia 10, às 08h00, e na Capela de Lantemil, às 09h45.
O Souto da Lagoa é ainda palco, no mesmo dia, de uma Via Sacra Sinodal, às 16h30, com a participação de toda a paróquia, especialmente grupos e movimentos. Às 15h00, partirão a pé as pessoas das sete aldeias em direção à Igreja Matriz, rezando, transportando duas cruzes, que serão colocadas no Souto da Lagoa, formando um Calvário. A concentração é feita nos seguintes locais: Lantemil (Junto da Capela de Srª Livração); Cedões e Trofa-Velha (Junto do Estádio do Bougadense); Cidai (Junto do Largo de Nsª Senhora); Maganha (Junto do Largo de São Pedro); Bairros (junto da Capela da Srª do Desterro); Lagoa (Junto da Ig. Matriz). Partirão em direção à Igreja Matriz, rezando, transportando 2 cruzes que serão colocadas no Souto da Lagoa formando um Calvário].

Na Quinta-feira Santa, 14 de abril, há missa vespertina da Ceia do Senhor, às 21h00, com o Rito de Acolhimento dos Santos óleos, Lava-pés e instituição da Eucaristia. No final da celebração, o Santíssimo Sacramento é levado para a capela do batistério e haverá adoração pessoal até as 24h00. Este ficará também marcado pelo Dia da Caridade, pelo que a paróquia convida os fiéis a trazerem para a celebração géneros alimentares (arroz, massas, leites, enlatados, etc.) para os pobres. Estes dons serão levados no ofertório da missa.

Na Sexta-feira Santa, no Souto da Lagoa, às 15h00, há celebração da Via-Sacra dinamizada pelos grupos de catequese da paróquia e famílias.

Às 21h00, na Igreja Matriz, celebra-se a Paixão e Morte do Senhor e faz-se a adoração da Cruz.

Tiago Jesus/Cátia Veloso
Fotos: Arquivo

Continuar a ler...

Edição 782

Igreja Matriz recebe festa de S. Sebastião

Seguindo uma tradição de há muitas dezenas de anos, a paróquia de S. Martinho de Bougado realiza, no próximo domingo, dia 29 de janeiro, a festa em honra de S. Sebastião.

Publicado

em

Seguindo uma tradição de há muitas dezenas de anos, a paróquia de S. Martinho de Bougado realiza, no próximo domingo, dia 29 de janeiro, a festa em honra de S. Sebastião, na Igreja Matriz daquela paróquia.

Assim, às 08h30, haverá eucaristia solene em honra do mártir, animada pelo grupo coral da paróquia, e ao som do órgão de tubos recentemente restaurado, seguindo-se a procissão desde a Igreja Matriz até ao cruzeiro de S. Martinho (que se encontra situado na Rua Alberto Pimentel), voltando à Igreja, onde será dada a bênção do Santo Lenho.

É de notar que esta festa dedicada ao mártir S. Sebastião, carinhosamente chamada de “Festa do Mártir” é das mais antigas desta paróquia, e era só superada pela grande romaria de Nossa Senhora das Dores e pela comemoração do padroeiro S. Martinho.

Além das celebrações religiosas, que incluía novena e missa solene, “com três padres a grande instrumental, acompanhada ora pelo coro da Trofa, ora pela Banda de Música, o interior daquele templo era festivamente ornamentado, eram colocados dois grandiosos e decorados mastros (no exterior) à frente deste templo e a Rua de S. Martinho era, igualmente, ornamentada com flores”.

Continuar a ler...

Religião

Padres da Trofa em peregrinação por Roma e Vaticano: o roteiro, a audiência com o Papa e o vinho do Porto com 150 anos

Os sacerdotes da Vigararia da Tofa-Vila do Conde, bem como alguns que dela já fizeram parte, realizaram uma peregrinação a Roma e ao Vaticano, entre os dias 9 e 12 de janeiro.

Publicado

em

Os sacerdotes da Vigararia da Tofa-Vila do Conde, bem como alguns que dela já fizeram parte, realizaram uma peregrinação a Roma e ao Vaticano, entre os dias 9 e 12 de janeiro. (mais…)

 

Já é assinante? Inicie sessão

Não é Assinante? Clique aqui e assine os nossos conteúdos a partir de 1 euro

 

Continuar a ler...

Edição Papel

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

 

arquivo

Neste dia foi notícia...

Ver mais...

Pode ler também...

} a || (a = document.getElementsByTagName("head")[0] || document.getElementsByTagName("body")[0]); a.parentNode.insertBefore(c, a); })(document, window);