quant
Fique ligado

Religião

Festas de Páscoa de Cidai regressam aos moldes tradicionais

As festas da Páscoa em Cidai, Santiago do Bougado, voltam aos moldes habituais depois de dois anos muito limitadas pela pandemia de Covid-19.

Publicado

em


As festas da Páscoa em Cidai, Santiago do Bougado, voltam aos moldes habituais depois de dois anos muito limitadas pela pandemia de Covid-19.

A abertura da festa dá-se no dia 16 de abril, com a Vigília Pascal, na Igreja Matriz de Santiago de Bougado, às 21h00, terminando o dia com a Aleluia (Alvorada), à meia-noite.

No Domingo de Páscoa, às 08h00, é celebrada a eucaristia na Igreja Matriz, e uma hora depois é dada a saída dos compassos em direção às casas dos fiéis. A concentração das cruzes está marcada para as 19h00, no largo de Cidai, seguindo-se a romagem até à Igreja Matriz, onde será realizada a eucaristia solene de Páscoa, que terminará com um espetáculo pirotécnico.

A banda musical Celtas animará Cidai, a partir das 21h00, e a noite termina com uma sessão de fogo de artifício.

No último dia de festa, dia 18 de abril, segunda-feira de Páscoa, o grupo de Bombos de Gião vai animar as ruas da aldeia, a partir das 09h00. Da parte da tarde, mais precisamente às 15h00, a animação estará a cargo do grupo Marotos da Concertina, seguindo-se um mini leilão e concertinas e cantar ao desafio. O encerramento das festividades está marcado para as 18h00.

Domingo de Ramos no Souto da Lagoa

A paróquia de Santiago de Bougado convida toda a comunidade, principalmente as crianças, a fazerem parte da bênção dos ramos, no domingo, 10 de abril, às 11h00, no Souto da Lagoa. Na celebração festiva para todas as famílias, crianças e jovens da catequese, será dado um pequeno presente.

Antes, esta sexta-feira, dia 8, há confissões na Igreja Matriz, das 09h00 às 12h00 e das 17h00 às 20h00.

Publicidade

No sábado, não é celebrada a habitual eucaristia às 16h30, mas às 20h00 é celebrada missa com bênção dos ramos. O mesmo acontece na Capela de Bairros, no domingo, dia 10, às 08h00, e na Capela de Lantemil, às 09h45.
O Souto da Lagoa é ainda palco, no mesmo dia, de uma Via Sacra Sinodal, às 16h30, com a participação de toda a paróquia, especialmente grupos e movimentos. Às 15h00, partirão a pé as pessoas das sete aldeias em direção à Igreja Matriz, rezando, transportando duas cruzes, que serão colocadas no Souto da Lagoa, formando um Calvário. A concentração é feita nos seguintes locais: Lantemil (Junto da Capela de Srª Livração); Cedões e Trofa-Velha (Junto do Estádio do Bougadense); Cidai (Junto do Largo de Nsª Senhora); Maganha (Junto do Largo de São Pedro); Bairros (junto da Capela da Srª do Desterro); Lagoa (Junto da Ig. Matriz). Partirão em direção à Igreja Matriz, rezando, transportando 2 cruzes que serão colocadas no Souto da Lagoa formando um Calvário].

Na Quinta-feira Santa, 14 de abril, há missa vespertina da Ceia do Senhor, às 21h00, com o Rito de Acolhimento dos Santos óleos, Lava-pés e instituição da Eucaristia. No final da celebração, o Santíssimo Sacramento é levado para a capela do batistério e haverá adoração pessoal até as 24h00. Este ficará também marcado pelo Dia da Caridade, pelo que a paróquia convida os fiéis a trazerem para a celebração géneros alimentares (arroz, massas, leites, enlatados, etc.) para os pobres. Estes dons serão levados no ofertório da missa.

Na Sexta-feira Santa, no Souto da Lagoa, às 15h00, há celebração da Via-Sacra dinamizada pelos grupos de catequese da paróquia e famílias.

Às 21h00, na Igreja Matriz, celebra-se a Paixão e Morte do Senhor e faz-se a adoração da Cruz.

Tiago Jesus/Cátia Veloso
Fotos: Arquivo

Continuar a ler...
Publicidade

Religião

Comédia, música e coroação das crianças marcam festa do Espírito Santo em S. Mamede

S. Mamede do Coronado já se prepara para a festa em honra do Divino Espírito Santo.

Publicado

em

Por

S. Mamede do Coronado já se prepara para a festa em honra do Divino Espírito Santo.

A comissão de festas já anunciou o programa comemorativo, que garante iniciativas lúdicas e cerimónias religiosas de 3 a 6 de junho.

No primeiro dia de festa, 3 de junho (sexta-feira), a noite será para rir, com um espetáculo de stand up comedy de Rúben Parada, Rúben Branco e João Dantes, a partir das 21h30.

A coroação das crianças pode ser feita das 20h00 às 24h00.

Para as 23h00 está garantida animação surpresa.

No dia seguinte, o grupo de Bombos de Santa Maria de Gémeos vai anunciar a festa pela freguesia, a partir das 08h00, e, à noite, às 21h30, entra em palco Manuel Carvalho e a sua banda para um espetáculo musical, que promete animar o terrado até à sessão de fogo de artifício piromusical, à meia-noite.

Para este dia, haverá coroação das crianças durante todo o dia e às 17h30, é celebrada missa, na Igreja Matriz.

Publicidade

No domingo, com alvorada às 08h00, a festa terá como momentos altos, na vertente profana, os concertos das bandas de música de São Martinho do Campo e Alfena, às 15h00, e o Festival Folclórico, às 21h30, com participação dos ranchos folclóricos de S. Romão do Coronado, Ramalde e Nossa Senhora das Amoras.

Na vertente religiosa, para as 07h00 está marcada a missa na Capela do Divino Espírito Santo, seguindo-se a missa solene na Igreja Matriz, às 10h30, e a procissão da Igreja à Capela do Divino Espírito Santo, às 12h30. Durante todo o dia é possível fazer a coroação das crianças.

No último dia de festa, também com coroação das crianças durante todo o dia, às 11h00, é celebrada missa na Capela do Divino Espírito Santo em Ação de Graças pela intenção de todos os paroquianos vivos, defuntos e emigrantes. À noite, há concerto de música de Toka & Dança, a partir das 21h30, e uma sessão de fogo de artifício, à meia-noite, que marcará o encerramento das festividades.

foto DR

Continuar a ler...

Religião

Festa da Senhora do Rosário em Santiago

A festa em honra de Nossa Senhora do Rosário volta este ano, nos dias 3, 4 e 5 de junho.

Publicado

em

Por

A festa em honra de Nossa Senhora do Rosário volta este ano, nos dias 3, 4 e 5 de junho.

A paróquia de Santiago de Bougado dá início às festividades, no dia 3, com uma procissão de velas, que começa junto à imagem de Nossa Senhora de Fátima de Cidai, às 21h00.

No dia 5 de junho, às 11h00, decorre uma eucaristia solene em honra de Nossa Senhora do Rosário. Para as 14h30 está prevista a receção à Banda de Música da Trofa, no Largo Manuel Canejo, com chegada à Lagoa às 15h30.

Às 17h00, é rezado o terço e, depois, sai a procissão em honra a Nossa Senhora do Rosário, seguida de um concerto da Banda de Música da Trofa.

O encerramento da festa acontece cerca das 19h30.

Tiago Jesus

Continuar a ler...

Edição Papel

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

 

arquivo

Neste dia foi notícia...

Ver mais...

Covid-19

Pode ler também