quant
Fique ligado

Edição 552

Os Efeitos dos Videojogos nas crianças

Avatar

Publicado

em

Crónica do ACeS Grande Porto I – Santo Tirso/Trofa

Atualmente os videojogos representam uma das atividades lúdicas favoritas das crianças pelas suas propriedades gráficas e interativas.

Publicidade

Um relatório recentemente divulgado pelo Parlamento Europeu conclui que os videojogos podem ser benéficos para as crianças, estimulando o pensamento estratégico, a criatividade e o sentido de cooperação. Contudo, associado à melhoria da qualidade gráfica das imagens foram aumentando os níveis de violência em grande parte dos videojogos comercializados e das horas diárias gastas com a sua prática.

Existem vários estudos que demonstram que a exposição excessiva e diária aos conteúdos violentos dos videojogos pode diminuir o rendimento escolar e potenciar comportamentos agressivos. Como é óbvio, os comportamentos agressivos não podem ser explicados unicamente com base na veiculação de violência através dos videojogos e de outros meios de comunicação, no entanto, podem ser considerados como um dos fatores desencadeantes.

Ainda estão descritos outros efeitos potencialmente prejudiciais dos videojogos a nível do padrão de sono, da aprendizagem e da memória das crianças. A sua prática, sendo sedentária, pode associar-se à diminuição da prática de exercício físico e à obesidade.
O papel dos pais é fulcral, através da imposição de limites na quantidade de tempo gasto com os mesmos, na supervisão cuidadosa do seu conteúdo, na aquisição preferencial de videojogos de caráter educativo e na estimulação de estilos de vida saudáveis.

Por fim, os pais devem estar em alerta ainda para a existência de um mercado em expansão de jogos online, nem sempre sujeitos a controlo pelas autoridades competentes.
Desejamos umas Boas Festas (em segurança)!

Enfermeiras Elsa Silva e Sandra Costa

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...