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Edição 552

Inovação marca concurso de sonhos

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Uma das salas do Fórum Trofa XXI foi palco do concurso gastronómico de sonhos de Natal, que se realizou a 20 de dezembro, integrado no programa “O Natal na Trofa está na moda”, promovido pela Associação Empresarial do Baixo Ave (AEBA).

Com recheio de Kinder Bueno, os sonhos confecionados pela Pastelaria Paiva conquistaram o júri pelo seu paladar e apresentação, arrecadando o 1.º lugar do concurso gastronómico desta iguaria natalícia. Em 2.º lugar ficou Trofavelha – Padaria e Pastelaria e em 3.º Marina Isabel Marques com sonhos com recheio de ovos moles. Entre os “13” participantes, estes foram os sonhos que conquistaram o júri, constituído por João Silva, atual diretor de restauração da Unidade Sabores do Chef, Raquel Sampaio, da Academia das Emoções, e Manuel Pontes, presidente da Assembleia Geral da AEBA, que entregaram aos vencedores cabazes de Natal.

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Pedro Paiva, responsável da Pastelaria Paiva, afirmou que os sonhos apresentados “são fabricados diariamente”, mas com a inovação do “recheio de Kinder Bueno”. No próximo ano, Pedro Paiva pretende voltar a participar no concurso e “inovar” ainda mais. A Pastelaria Trofavelha arrecadou o 2.º lugar com uma receita de sonhos comercializados na sua loja, segundo contou o responsável Fernando Paiva. Já a 3.ª classificada, Marina Isabel Marques, do Restaurante Tirsense, acredita que foi “o recheio dos ovos moles que fez a diferença”, tendo esta sido “a primeira vez” que participou num concurso da AEBA.
O chef João Silva “valorizou” o trabalho dos participantes, salientando que, como “chefe de cozinha há 23 anos, estava a contar com coisas bem melhores”. “O 1.º lugar venceu porque marcou pela diferença. Por ser um doce diferente e porque estava realmente bom”, explicou.

Para que os sonhos fiquem no ponto, João Silva aconselha que não deixem esta iguaria “ficar com um sabor a frito”. Já Manuel Pontes, presidente da Assembleia Geral da AEBA, referiu que os concursos natalícios já são “uma tradição” da associação, que surgiram através de um “concurso de rabanadas”.

O concurso estava aberto a qualquer pessoa, bem como aos setores da restauração, hotelaria, panificação, confeitaria e pastelaria, desde que concorresse com “20 sonhos”.

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