quant
Fique ligado

Ano 2007

ONDE ESTÁ A VIRTUDE?

Avatar

Publicado

em

Saber ser discreto é uma grande virtude. Contudo, o que é que ouvimos e lemos diariamente? "Só quero ajudar. Até porque eu gosto muito da minha terra! Não tenho nada contra ninguém"! Nós perguntamos: Estão a tentar enganar quem? A vós ou para quem falam? Nunca ouviram dizer que de "boas intenções está o Inferno cheio"?

Então, parem para pensar se realmente querem ajudar porque precisam da vossa ajuda ou se o querem fazer porque o vosso bichinho "coscuvilheiro" está sempre alerta e pronto para meter mais umas "achas na fogueira". É verdade que muitas vezes tentam disfarçar, dizendo que o fazem por "amor à causa".

A verdade é que este tipo de pessoas esgota a paciência a um Santo, principalmente quando se encontram perto de nós e nos infernizam o "juízo" todos os dias, dia após dia, semana após semana. Se este tipo de ambiente nos incomoda então teremos de ignorar esse tipo de pessoas. Não dar ouvidos ao que essas pessoas dizem ou escrevem. Temos de ignorar os "boatos" que nos podem chegar aos ouvidos. De certeza que mais de metade da informação não é verdadeira ou então foi bastante falseada.

O "boato" até pode ter um fundo de verdade, mas para quê chatearmo-nos enquanto não temos a certeza de nada e não podemos confirmar a veracidade daquilo que nos estão a dizer? Pense nos "boatos" que já circularam e que se revelaram falsos. Portanto, não nos devemos aborrecer com essas coisas porque realmente não valem a pena. Não nos esqueçamos que se calhar todas essas situações começaram graças a pessoas que na verdade não têm mais nada para fazer! Não devemos contribuir para aumentar ainda mais os "boatos" que se vão criando. Não devemos deixar que a nossa imagem comece a ser associada à coscuvilhice que pode começar a circular.

Mantenhamo-nos sempre à parte de comentários menos dignificantes ou até prejurativos. A partir do momento em que nos associam ao "boato" ou à coscuvilhice, vamos ser sempre vistos como alguém que se gosta de meter na vida dos outros e, possivelmente, como alguém que gosta de falar do que não sabe ou não conhece e que depois inventa histórias que não são verdadeiras. Olhemos pela nossa imagem profissional e pessoal. Andar por aí a inventar histórias ou a distorcer as verdades não valoriza em nada a imagem de ninguém. Não nos esqueçamos de que quem é apanhado em falso, vê a sua imagem de pessoa responsável e competente ir por "água abaixo".

Será que vale a pena arriscar? Ajudem apenas quando lhes pedirem ajuda ou façam-no de uma forma digna. Assim o esperamos. Terminamos dizendo:

DISCRIÇÃO É UMA VIRTUDE!

 

Alberto Maia

Publicidade
Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...