quant
Fique ligado

Edição 605

Obras de requalificação lançadas a nove meses das eleições

Avatar

Publicado

em

Mais uma vez, a Câmara Municipal da Trofa “esqueceu-se” do jornal O Notícias da Trofa e da TrofaTv para assinalar mais um dia importante na vida do concelho da Trofa.

Com pompa e circunstância, no dia 9 de janeiro, foi anunciado o início das obras da Alameda da Estação, com a presença do Porto Canal e do Jornal de Notícias, órgãos de comunicação que foram convidados a captar as imagens do presidente da Câmara, Sérgio Humberto, de picareta na mão, a dar os primeiros golpes numa parede do bar da antiga estação de comboios. Foi desta forma que a autarquia quis marcar o início da intervenção que vai dar nova vida àquela zona da cidade.
Já o jornal O Notícias da Trofa, único jornal do concelho, e a TrofaTv, não estiveram na ocasião, porque não receberam qualquer convite nem informação sobre o que lá se ia passar. Esta é, de resto, prática corrente do executivo municipal que, desde agosto de 2014, e sem justificação, deixou de enviar notas informativas e respostas a pedidos de esclarecimentos a esta redação, numa postura que mais parece ser uma tentativa de boicote ao trabalho realizado por estes órgãos de comunicação.
E desta vez, ao contrário do que já aconteceu com o NT e a TrofaTv, Sérgio Humberto não virou a cara à câmara de filmar do Porto Canal e falou do projeto, anunciando uma obra que fará a ligação entre a Igreja Matriz de S. Martinho de Bougado e o Parque Nossa Senhora das Dores e Dr. Lima Carneiro.

Conclusão da obra prevista para o verão

Esta é a obra mais relevante lançada por este executivo municipal, que tem início na reta final do mandato. A autarquia prevê conclui-la no verão, a pouco tempo das eleições autárquicas.
O projeto está orçado em 2,5 milhões de euros, cofinanciados em 85 por cento pelo Programa Portugal 2020 e no âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano. Numa área de intervenção que a Câmara Municipal da Trofa refere ser de “42 mil metros quadrados”, a nova Alameda propõe-se criar “13 mil metros quadrados” de espaços verdes, com “250 árvores”, “18 mil metros quadrados de percursos pedonais” e “720 metros de ciclovia”. A praça fará a ligação entre os parques da cidade e a Igreja Matriz, que ganhará uma escadaria e um adro requalificado.
Haverá ainda uma “área desportiva de 700 metros quadrados”, com skatepark e equipamentos de fitness, e um parque de estacionamento para 250 lugares. A obra, possível graças à cedência temporária do terreno por parte da Refer, contempla ainda a recuperação, “de acordo com a traça original”, da antiga estação e de um armazém em madeira.
Ao Porto Canal, Sérgio Humberto afirmou que o projeto “dá primazia à vertente pedonal” e cria um espaço “onde as pessoas poderão levar as famílias e onde as crianças poderão brincar”.
O autarca garantiu ainda que a obra estará dotada de infraestruturas que “nunca inviabilizarão a vinda do metro até à cidade da Trofa”, no entanto há quem acredite que a Alameda é a machadada final às aspirações de ter este meio de transporte a servir a população do concelho.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...