quant
Fique ligado

jonati

Trofa

O que muda a 1 de janeiro de 2023. Se fuma este artigo é para si

Publicado

em

Fumar no interior de bares e discotecas vai ser praticamente impossível em Portugal.

A partir de 1 de janeiro será permitido fumar em espaços como restaurantes, bares e discotecas apenas se estes tiverem uma área igual ou superior a 100 m2 e pé direito mínimo de três metros,

As novas regras para os locais fechados onde ainda é permitido fumar estão estabelecidas numa portaria conjunta dos ministérios da Economia e Mar e da Saúde e com data de 2 de junho.

A portaria estabelece as regras relativas à lotação máxima permitida, à separação física ou compartimentação, à instalação e aos requisitos técnicos dos sistemas de ventilação e à dimensão mínima dos espaços. Quanto à separação das salas de fumo, a portaria determina que a interligação entre as salas onde se pode fumar e os espaços do mesmo edifício onde não é permitido deve ser feita através de uma antecâmara com um mínimo de 4m2, devidamente ventilada e com portas automáticas de correr, na entrada na saída”.

Estabelece ainda que o tempo de abertura da porta de entrada das salas onde é permitido fumar não pode ser feito em simultâneo com a da porta de saída.

Nos estabelecimentos de restauração ou de bebidas, incluindo os que possuem salas de dança, podem ser constituídos locais onde é permitido fumar em áreas destinadas a clientes, desde que estes tenham uma área destinada aos clientes igual ou superior a 100 m2 e um pé direito mínimo de três metros.

Estes locais, incluindo a respetiva antecâmara, podem ocupar até um máximo de 20% da área destinada aos clientes.

Publicidade

As salas de fumo devem ser sinalizadas e ter afixado na porta a lotação máxima permitida, além da informação de que é “proibida a entrada a menores de 18 anos” e que “a qualidade do ar no interior desta sala pode prejudicar a saúde dos seus utilizadores”.

Nas salas de fumo devem existir sistemas de ventilação, devendo ser garantida uma eficácia de ventilação mínima de 80%”.

Antes de poderem ser utilizadas para efeitos de limpeza ou manutenção, as salas onde é permitido fumar devem ser sujeitas a uma renovação do ar de pelo menos 10 renovações por hora, durante um período mínimo de uma hora.

Para uma mais fácil compreensão, a AHRESP (Associação da hotelaria, restauração e similares de Portugal) apresenta um quadro-esquema com as novas regras.

Continuar a ler...

Trofa

Quim Barreiros e Zé Amaro animam Feira Anual da Trofa

Depois de dois anos de interregno, a Feira Anual da Trofa vai voltar a animar o primeiro fim de semana de março, em Bougado.

Publicado

em

Depois de dois anos de interregno, a Feira Anual da Trofa vai voltar a animar o primeiro fim de semana de março, em Bougado.

A Junta de Freguesia já anuncia o evento, com o anúncio dos cabeças de cartaz da animação musical: Quim Barreiros e Zé Amaro foram os escolhidos. Os cantores são já presença habitual neste certame. Zé Amaro esteve na Feira Anual em 2020, enquanto Quim Barreiros foi cabeça de cartaz em 2018 e em 2016.

A Feira Anual da Trofa é considerado um dos maiores eventos do setor agropecuário no Norte de Portugal. Ao longo de três dias, a feira e mercado da Trofa é palco de concursos de pecuária e espetáculos e competições equestres.

A Equestrian Events – Associação Equestre dos Templários, responsável pelas atividades ligadas aos cavalos, anunciou, recentemente, o pré-programa da Feira Anual nesta vertente:

A Gala Equestre de Miguel Fonseca acontece a 4 de março, às 22h00.

Continuar a ler...

Trofa

Greve encerra EB 2/3 Prof. Napoleão Sousa Marques

A luta dos professores e assistentes operacionais com o Governo continua a ter repercussões no normal funcionamento das escolas.

Publicado

em

A luta dos professores e assistentes operacionais com o Governo continua a ter repercussões no normal funcionamento das escolas.

Esta segunda-feira, a EB 2/3 Prof. Napoleão Sousa Marques estará encerrada, uma vez que não estão reunidas condições para manter o estabelecimento aberto e garantir a permanência, em segurança, dos estudantes.

Este sábado, algumas dezenas de alunos, pais e professores estiveram numa manifestação convocada pela Federação das Associações de Pais da Trofa (FAPTrofa) em defesa de uma escola pública de qualidade.

Continuar a ler...

Edição Papel

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

 

arquivo

Neste dia foi notícia...

Ver mais...

Pode ler também...

} a || (a = document.getElementsByTagName("head")[0] || document.getElementsByTagName("body")[0]); a.parentNode.insertBefore(c, a); })(document, window);