quant
Fique ligado

Edição 537

“Nevoeiro” marca estreia de César Alves na literatura

Avatar

Publicado

em

Com 19 anos, o trofense César Alves publicou o primeiro livro. “Nevoeiro” é o título da primeira obra que “é uma metáfora da vida”.

Teo ainda tinha de apanhar um comboio antes de chegar a casa. A faltar vinte minutos para a viagem começar, uma discussão entre mulheres rapidamente se torna num verdadeiro motim, que até dá direito a notícia na televisão. No entanto, à hora marcada, o comboio arrancou, quase vazio e com Teo lá dentro. “Por que razão o motorista não saiu do comboio? Porque terá mantido o horário, as regras, o que estava estipulado, mesmo com toda aquela confusão na estação?” são questões que assolam o pensamento deste jovem de 16 anos que abomina ter de cumprir horários e seguir regras, porque acha que uma pessoa deve ser livre.

Publicidade

Este é um pequeno resumo de como começa “Nevoeiro”, o primeiro livro assinado pelo trofense César Alves. A obra nasceu da paixão pela escrita e “depois de ler uma frase no Facebook que dizia ‘a certa altura obriguei-me a escrever uma página por dia, com medo que a página que não escrevesse fosse o meu maior sucesso’”. “Nesse mesmo dia, sentei-me ao computador e comecei a escrever. Quando dei por mim tinha 10 páginas escritas e surgiu então a ideia de dar continuidade e escrever um livro”, contou ao NT.

Com 19 anos, o trofense cujo único rótulo que gostaria de ter “era o de escritor” escreveu “para passar uma mensagem”, criando uma história de ficção que tem muito de autobiográfica. “O livro é uma metáfora para a vida. Quando saímos de manhã e encontramos nevoeiro, por muito que possamos conhecer a rua, não sabemos o que vai acontecer. Com a vida é igual. Tentamos prever e preparar ao máximo o nosso futuro. Mas nunca sabemos realmente o que vai acontecer”, frisou. Desde pequeno que César Alves está ligado à escrita. Desenvolveu-a através de artigos de opinião em jornais escolares e até de poesia e histórias divulgadas via redes sociais. Mas o livro sempre esteve no horizonte do jovem trofense. “Mais do que o simples facto de escrever, para mim trata-se sobretudo de passar uma mensagem”, referiu. É na escrita que César percebe que pode ter “uma ação significativa no mundo”. O lançamento do livro ainda não tem data definida, mas César Alves assegurou que “está para breve”.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...