quant
Fique ligado

Edição 692

Mundos de Vida estende ensino ao 2.º Ciclo em setembro

Avatar

Publicado

em

A primeira escola com uma educação bilingue é uma história de sucesso. O Colégio Mundos de Vida, localizado em Lousado, no concelho de Vila Nova de Famalicão, dá mais um passo e abre o 2.º Ciclo em setembro.

O Colégio Mundos de Vida acaba de anunciar que, em setembro, vai alargar a sua atividade ao 2º ciclo, inaugurando, assim, um novo capítulo na história de um projeto que surgiu, há quatros anos.

A nova turma do 5º ano vai poder viver uma experiência única e está quase completa com apenas dois lugares disponíveis para alunos que, este ano, terminem o 4º ano e queiram desenvolver a língua inglesa num colégio bilingue que o vai surpreender com tudo o que o projeto educativo oferece.

Pode estar na cabeça de muitos esta pergunta: o que fez nascer um dos colégios bilingues mais inovadores do país, em Lousado?

Na realidade, há quatro anos, na altura em que o número de crianças diminuía no país devido à baixa natalidade e quando várias escolas na região sofreram um abalo, o projeto pioneiro da Mundos de Vida apareceu para mudar o panorama do ensino, ao criar uma escola excecional que acrescentasse valor para as crianças e para as famílias, com a ambição de se comparar com o melhor que se fazia no país e lá fora.

“Se temos na região das melhores empresas do mundo no seu setor, como a Continental e a Leica, porque não podemos ambicionar ter também uma das melhores escolas?”, este foi o compromisso da Mundos de Vida quando, há quatro anos, deu a cara publicamente por um projeto de educação bilingue, com apoio do British Council, a maior organização internacional que promove a língua e a cultura inglesa.

Os resultados não tardaram em aparecer. Em 2017, o Colégio Mundos de Vida começou por ganhar o prémio de inovação MADE IN do Município de Famalicão, atribuído pela primeira vez a uma escola por ser, de acordo com o júri, um projeto para a comunidade, diferenciador e criativo que contribui para a imagem de um concelho aberto ao mundo.

Quatro anos passados desde o seu lançamento, o colégio do 1º ciclo onde os alunos aprendem e usam o inglês em várias disciplinas e que recebe crianças de Famalicão, da Trofa e Santo Tirso é hoje uma das escolas com maior lista de espera. Há algum segredo? O Colégio Mundos de Vida nasceu com uma visão, a humildade e a dedicação de uma equipa que quer o melhor para as crianças, que trabalha para o conseguir e que acredita que o melhor do mundo podia existir em Lousado. Se há um segredo, este reside em grande parte nos pais que confiam no projeto e nas professoras que aceitaram, de alma e coração, fazer parte de uma escola pequena, mas inovadora que funciona como uma criativa oficina de um artesão, em contraste com as escolas grandes que, devido à escala, são uma espécie de fábricas cheia de regras e de mecanismos complicados.

Quando os pais conhecem a escola, percebem que o Colégio Mundos de Vida é muito mais do que a primeira escola bilingue da região. As famílias costumam surpreender-se com uma escola acolhedora, com salas amplas, bonitas e cheias de caráter.

No colégio, todas as professoras, incluindo as professoras titulares, falam inglês nas aulas e nos intervalos com os alunos e porque fizeram, em conjunto, formação internacional, praticam uma pedagogia comum. No colégio, o Mandarim faz parte do curriculum desde o 2º ano para todos. E, por ser muito importante para o futuro dos alunos, na escola e na vida, o Colégio Mundos de Vida foi a primeira escola do país a introduzir em todas as turmas o ensino de Matemática com base integral no Método de Singapura que é o país onde os alunos obtêm os melhores resultados do mundo.

Publicidade

A turma de 5º ano que vai abrir em setembro conta com 22 alunos já matriculados, havendo, neste momento, dois lugares livres que podem ser ocupados por crianças que já têm experiência com a língua inglesa no 1º ciclo e querem mantê-la e desenvolvê-la para atingir um patamar mais elevado. Quem estiver interessado pode contactar a diretora do Colégio Mundos de Vida, através do telefone 252499010, para marcar uma visita e, se assim entender, combinar a seguir uma conversa com a professora de inglês para avaliar se o seu filho se adaptará facilmente à escola bilingue.

No 5.º ano, o curriculum do Colégio Mundos de Vida oferece a todos os alunos a disciplina de Mandarim e a de Science Lab e também, como opção gratuita, a possibilidade dos alunos frequentarem o ensino articulado da música, com base em protocolo com o CCM – Centro de Cultura Musical do Instituto Nun’ Álvres.

O Colégio Mundos de Vida, desde a sua fundação, concilia o seu projeto inovador com uma política de tarifas acessíveis para permitir que um maior número de alunos e famílias possam beneficiar de um ensino de qualidade. Para 2019-2020, a mensalidade base do 1.º ciclo no Colégio Mundos de Vida será de 177 euros, a que acresce o valor da refeição. As turmas do 2.º ciclo, devido ao custo mais elevado com a remuneração dos professores, têm um acréscimo de 20 por cento na mensalidade. Com a abertura do 2º ciclo, o conhecido lema “Be the Best you Can Be”, é completado com o motto “Colégio Mundos de Vida – The Best of Both Worlds”.

Conteúdo patrocinado

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...