quant
Fique ligado

Trofa

Movimento por Santiago “não encerra assunto” da desagregação e promete “continuar a trabalhar”

Avatar

Publicado

em

Depois de reunir na noite desta quinta-feira, o Movimento por Santiago emitiu um comunicado em que assegura que vai “continuar a trabalhar” para “a desagregação das freguesias de Santiago de Bougado e de S. Martinho de Bougado”.

“O dia 27 de outubro ficará na História como um dia negro na história da freguesia milenar de Santiago de Bougado. Mas também da freguesia, igualmente milenar, de S. Martinho de Bougado. Porque este foi o dia em que as mais genuínas pretensões das populações que pretendiam a desagregação destas duas freguesias saiu gorada”, começa por referir o Movimento no comunicado divulgado esta sexta-feira.

Considerando que a presidente da Assembleia de Freguesia, Isabel Loureiro, agiu “contra todas as expetativas, o espírito da Lei e as boas práticas democráticas”, impondo “a votação secreta da proposta de desagregação das duas freguesias, alegando razões de liberdade”. “Nada mais falso. Com a sua decisão, ao menorizar toda a Assembleia de Freguesia, que julgamos ser formada por homens e mulheres livres, capazes de assumir as suas responsabilidades de cidadãos e cidadãs eleito(a)s para representar a freguesia e decidir de acordo com a sua consciência e o bem comum, violou os princípios da liberdade, da responsabilidade e da transparência inerentes às decisões de uma Assembleia de Freguesia”, acrescenta.

O Movimento enaltece “a coragem dos seis elementos que votaram a favor da desagregação de Santiago de Bougado” e realça que, “o resultado de seis votos a favor e sete contra demonstra bem a necessidade de que este assunto continue a ser trabalhado por todos, para bem de toda a população de Santiago e S. Martinho de Bougado”.

“Assim, os subscritores da proposta de desagregação da Freguesia de Santiago de Bougado e de S. Martinho de Bougado não consideram o assunto encerrado. O Movimento por Santiago de Bougado vai continuar a trabalhar na busca do objetivo que juntou os 11 elementos que o compõe: desagregação das freguesias de Santiago de Bougado e de S. Martinho de Bougado”, pode ainda ler-se no comunicado.

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...