quant
Fique ligado

Edição 558

Monumento ao Professor pode ter “fugido” para Santo Tirso

Avatar

Publicado

em

Em outubro de 2015, desapareceu sem deixar rasto e a sua prolongada ausência causou curiosidade por entre os trofenses. Houve até quem, perante o misterioso sumiço, brincasse com o Photoshop e colocasse no seu lugar um hambúrguer, sugerindo a homenagem ao mais recente espaço de restauração do concelho: o Mc Donald’s. Falamos, claro está, do muitas vezes apelidado, “ferrugento” monumento da Rotunda do Professor e do Conhecimento, junto aos supermercados Pingo Doce e Continente, que ali foi inaugurado a 28 de junho de 2013 pelo Rotary Club da Trofa, em homenagem aos docentes.
A escultura, composta por um livro e pela árvore do conhecimento, nascida de um projeto de duas jovens trofenses, tinha sido danificada a 6 de dezembro de 2014, devido a um acidente de viação, que também destruiu a iluminação de Natal.
Meses se passaram e o monumento lá continuou, empenado e, aparentemente, abandonado à sua sorte. Até que, a 27 de outubro, desapareceu. Há quem diga que, por não estar bem, foi para Santo Tirso. Em “Argemil”, na união de freguesias de Santo Tirso, dizem outros, que em passeio por terras vizinhas lá se depararam com o inusitado “achado”, em terreno empresarial. E perante tal descoberta, lá “sacaram” do telemóvel – bendita tecnologia – e registaram para a posteridade, não vá o monumento sumir em dia de nevoeiro, tal e qual D. Sebastião por terras de Alcácer Quibir.
O tema lá se discutiu em sede política. Na manhã de quinta-feira, 4 de fevereiro, durante a reunião da Câmara Municipal da Trofa, a vereadora socialista, Teresa Fernandes, quis saber do paradeiro do “monumento” e se este já tinha sido reparado dos danos causados pelo tal acidente de 2014. O presidente da autarquia, Sérgio Humberto, respondeu que “ainda não foi reparado” e que “está na mesma empresa”, enquanto “acertam nova localização com os rotários”. “Estava para ser colocado na parte de cima do Parque Dr. Lima Carneiro, mas a população não quis. Quando foi equacionada essa hipótese, o senhor Moreira, o senhor Leal e todas aquelas pessoas que lá estão disseram que não fazia sentido. Estamos a tentar uma nova localização”, adiantou.
Enquanto não é definida nova localização, os professores da Trofa vão continuar sem monumento.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...