quant
Fique ligado

Trofa

Misericórdia da Trofa promoveu seminário internacional (c/ vídeo)

Certificada em Humanitude, a Santa Casa da Misericórdia da Trofa, promoveu, a 8 de março, um seminário internacional para partilhar as práticas inovadoras nos cuidados à pessoa idosa

Avatar

Publicado

em

Certificada em Humanitude, a Santa Casa da Misericórdia da Trofa, promoveu, a 8 de março, um seminário internacional para partilhar as práticas inovadoras nos cuidados à pessoa idosa.

Num auditório cheio, e outra plateia a assistir à distância, Zélia Reis, diretora geral da Misericórdia da Trofa, destacava a participação significativa de equipas de cuidadores e técnicos, que estavam a assistir via online, revelando um interesse em massa de aprimorar a qualidade do cuidado aos idosos.

Publicidade

Ao abordar a redução do papel da pessoa idosa ao de beneficiário de cuidados, a diretora geral da Misericórdia enfatizou a importância de reconhecer esta população como indivíduos dignos, com direitos e preferências. Realçou, também, a necessidade de proporcionar um ambiente onde os idosos possam expressar a sua singularidade, quebrando os padrões de rigidez e promovendo assim uma abordagem mais flexível e personalizada.

Questionada sobre o impacto dessa redefinição de cuidados à pessoa idosa sob as políticas e práticas de saúde, Zélia Reis demonstrou otimismo e realçou que “é urgente abandonar a perspetiva medicamentosa do cuidado à pessoa idosa, porque a vida não é uma vida só do corpo” e que “muitas doenças não têm uma causa biológica”.

“Nós somos tanto, ou mais, saudáveis quando estivermos bem com o mundo e com o outro, portanto, devemos ter esta visão muito integrada de saúde, uma saúde social, biológica, física, individual, mas também muito social, de todos aqueles intervenientes que podem concorrer para que esta saúde, assim tão geral e tão integradora, aconteça”, postulou.

O seminário contou com oradores estrangeiros e nacionais que exercem atividade em países como Singapura e Estados Unidos da América, para partilharem conhecimentos inovadores que já vêm inspirando a Misericórdia da Trofa.

“Tivemos o cuidado de ir a um seminário em Paris, que foi quase como um alerta para que, também nós, fizéssemos um seminário para dar a conhecer às instituições, não só do concelho, mas também de todo o Portugal, algumas das boas práticas que nós já temos implementado na nossa Misericórdia”, sublinhou, por sua vez, Júlio Paiva, vice-provedor da instituição trofense
A Santa Casa da Misericórdia da Trofa apoia, atualmente, 260 idosos através das suas residências seniores e do serviço de apoio domiciliário.

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...