quant
Fique ligado

Trofa

Metalogalva compra empresa metalomecânica da Marinha Grande

Avatar

Publicado

em

A Metalogalva, empresa do VigentGroup com presença em 15 países e um volume de negócios consolidado de 400 milhões de euros em 2022, comprou a Electrofer, metalomecânica da Marinha Grande, que conta com mais de 250 colaboradores.  

Esta operação insere-se na estratégia de crescimento da multinacional portuguesa sediada na Trofa, que impulsiona a sua capacidade produtiva em cerca de 30.000m2 e com a totalidade dos quadros de engenharia e produção da Electrofer. 

Publicidade

A Electrofer é reconhecida no setor da metalomecânica pesada pela qualidade técnica das suas soluções de engenharia, concretizadas em diversas intervenções em grandes projetos, dos quais se destacam, com maior exposição no último ano, a recuperação da Ponte D. Luís, no Porto, e a construção do Viaduto de Santo Ovídio, em Gaia. Para além da produção de metalomecânica pesada, a empresa conta igualmente com uma unidade de tratamento de superfície metálicas. 

A Electrofer passou por um processo de reestruturação conduzido pelo fundo de capital de risco CoRe Capital. Iniciado em 2019, o processo implicou a injeção de capital, a qualificação do quadro técnico e o reforço das competências de gestão. Isso permitiu que o negócio global da Electrofer registasse um crescimento de vendas de cerca de 30% e uma quase triplicação do EBITDA entre 2019 e 2022, bom desempenho que se reforçou em 2023, ano em que a unidade de tratamento de superfícies está a apresentar níveis de crescimento de vendas e rentabilidade sem precedentes. 

“Estamos muito satisfeitos com esta operação, que nos permite assegurar um reforço imediato da nossa capacidade produtiva, respondendo às solicitações dos atuais clientes da Metalogalva e da Electrofer e ao potencial do mercado. Continuamos com um plano de desenvolvimento ambicioso e atentos a oportunidades de crescimento orgânico e inorgânico”, revela Sérgio Silva, presidente do conselho de administração da Metalogalva. 

“O processo de recuperação da Electrofer cumpriu integralmente os objetivos para os quais o fundo CoRe Restart foi criado: recuperar empresas devolvendo-as mais fortes ao mercado e em condições de integrarem grupos líderes nacionais, nos quais a Metalogalva se destaca como um exemplo de excelência, criando mais valor para a  economia portuguesa e, em simultâneo, rentabilidade para os investidores do fundo CoRe Restart”, afirma Pedro Araújo e Sá, sócio da CoRe Capital e presidente do conselho de administração da Electrofer.  

Com um volume de negócios consolidado de 400 milhões de euros, em 2022, e um EBITDA de 50 milhões, a Metalogalva tem uma presença ativa em 15 países e quatro continentes, incluindo centros de produção em Alemanha, Arábia Saudita, Brasil, França, Ucrânia, Angola, Polónia, Portugal e Estados Unidos da América (EUA). Conta com mais de 1400 colaboradores. 

Após ter inaugurado, em maio, a primeira unidade produtiva nos EUA, a empresa dá agora outro importante passo na estratégia de desenvolvimento sustentável e de aposta na inovação. A Metalogalva estima encerrar o ano de 2023 com uma faturação consolidada de 460 milhões e 2.400 colaboradores.   

O negócio está, neste momento, apenas sujeito ao parecer da Autoridade da Concorrência. 

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...