“Visitas guiadas às Bibliotecas Escolares, Passaportes da Leitura, Concursos de Marcadores, Criação de um Mural e Horas do Conto” são algumas das ações que vão decorrer durante o mês de outubro nas várias bibliotecas escolares do concelho e na Biblioteca Municipal da Trofa, com o intuito de assinalar o “Mês Internacional da Biblioteca Escolar”.

A iniciativa é dinamizada pela Câmara Municipal da Trofa, através do Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares, pelo Agrupamento de Escolas da Trofa e pelo Agrupamento de Escolas Coronado e Covelas. As várias atividades que vão decorrer durante este mês são “sempre vocacionadas para a promoção da leitura e do papel desempenhado pelas Bibliotecas Escolares na escola, mas também na comunidade educativa em geral”.

“E a justificar a importância que as bibliotecas escolares assumem estão os números revelados agora, referentes ao ano letivo 2012/2013, em que foram requisitados nas 15 bibliotecas do concelho, 24.936 livros e documentos por um total de 16.397 utilizadores”, avançou a autarquia trofense.

Segundo os princípios estabelecidos pela Associação Internacional de Bibliotecas Escolares, o mês de outubro é o “Mês Internacional da Biblioteca Escolar”, para “celebrar a importância das bibliotecas escolares e do seu trabalho diário”.

De forma a reconhecer o “bom trabalho que tem vindo a ser desenvolvido no concelho da Trofa”, o município foi “convidado a apresentar e partilhar as suas boas práticas e metodologias, no ‘6º Encontro de Serviços de Apoio às Bibliotecas Escolares’”, que decorre em dezembro, em Vila Nova de Famalicão, subordinado ao tema “A Biblioteca e as Literacias do Séc. XXI”