quant
Fique ligado

Trofa

Marques Mendes: “Quando pouca gente acreditava na criação do concelho,eu acreditei até ao fim”

Avatar

Publicado

em

Luís Marques Mendes está ligado à criação do concelho da Trofa e, por lá, há quem o apelide mesmo de “pai” da Trofa, pelo papel que teve na criação da lei, que resultou na independência administrativa dos trofenses, a 19 de novembro de 1998.

Na altura, líder parlamentar do PSD e uma das vozes da oposição ao governo do socialista de António Guterres, Marques Mendes acabou por tomar a luta para si e ganhar uma visibilidade, que até mereceu um episódio do programa satírico “Contra Informação”, da RTP.

Publicidade

“O meu papel foi modesto, foi apresentar uma lei e negociar com os partidos. Quando pouca gente acreditava na criação do concelho, eu acreditei sempre até ao fim”, recordou o atual conselheiro de Estado e comentador televisivo, numa entrevista recente ao Jornal do Ave.

Há um ano, na inauguração dos Paços do Concelho, Marcelo Rebelo de Sousa, que era presidente do PSD em 1998, recordou a conduta de Marques Mendes no processo de criação do concelho da Trofa. O “jovem fogoso”, disse, apresentou-lhe “a questão da Trofa”, como um caso que poderia, muito bem ser, “um dos problemas mais complicados da liderança na oposição”.

Em jeito de brincadeira, o agora Presidente da República afirmou que “nunca” percebeu “o que Marques Mendes tem com a Trofa”, elogiando-lhe a “obstinação”.

“Se eu não fosse chato, talvez o concelho não tivesse sido criado. Havia uma maioria muito curta para esse efeito”, contrapôs, ao mesmo estilo cómico, Marques Mendes, que hoje sente “um grande orgulho e carinho pela Trofa”.

Dois anos de negociações políticas de um processo que reclamou atenção nos corredores da Assembleia da República entre uma revisão constitucional, a adesão ao euro e o referendo à regionalização.

Luís Marques Mendes é convidado de honra da sessão solene das comemorações dos 25 anos do concelho, na manhã de domingo, 19 de novembro, no Parque Nossa Senhora das Dores e Dr. Lima Carneiro.

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...