quant
Fique ligado

Ano 2010

Márcia Azevedo deu a vitória a Santiago no I Festival da Canção da Trofa (com video)

Avatar

Publicado

em

Márcia Azevedo foi a vencedora do I Festival da Canção da Trofa. A jovem de 19 de anos, de Santiago de Bougado, encantou o público com a “Desfolhada” de Simone de Oliveira e “Hurt” de Christina Aguilera.

O ambiente foi igual a todos os outros dias em que decorreu a primeira edição do Festival da Canção da Trofa. Depois de oito eliminatórias, que serviram para escolher os melhores concorrentes de todas as freguesias do concelho, eis que o grande dia chegara com centenas de pessoas a ocupar o recinto do Parque à volta do palco.

O júri sabia a grande responsabilidade que tinha nas próximas horas, mas a dificuldade de escolher a melhor voz da primeira edição do festival aumentava à medida que cada cantor subia ao palco.

Chamados por ordem alfabética das freguesias, os concorrentes começaram a primeira ronda a cantar música portuguesa.

A dupla de Alvarelhos, Sílvia Daniela e Elisabete Sofia fizeram as honras de abertura do concurso com Rui Veloso, enquanto Carla Marques, de Covelas, surpreendeu com uma banda e música tocada ao vivo. Elsa Carneiro levou a “Canção do Mar”, de Dulce Pontes, ao palco, e a murense Ni Araújo fez o tributo aos Flor-de-Lis com a música “Todas as Ruas do Amor”. Joana Costa representou a freguesia de S. Mamede do Coronado, Cláudia Soares representou S. Romão e Diogo Silva, que representou S. Martinho de Bougado, era a única voz masculina do concurso. Márcia Azevedo, de Santiago de Bougado, deu a voz a “Desfolhada”, êxito de Simone de Oliveira.

A animação dos apresentadores foi complementada com a de Anastácia Cabritinho Carriço que também cantou e nem os autarcas da terra, como Carlos Martins, do Muro, escaparam à febre da música e até deram uns toques.

Depois de cada concorrente interpretar a segunda música que levaram a concurso nem o adiantar da hora fez com que o público arredasse pé para saber quem venceria.

Márcia Azevedo acabou por reunir mais votos junto do júri e levou para casa mil euros e o título de vencedora da primeira edição do Festival da Canção da Trofa.

Publicidade

Se a jovem de 19 anos, estudante de enfermagem, tinha conquistado júri e espectadores com a música portuguesa, as dúvidas terminaram com “Hurt” de Christina Aguilera.

Márcia ainda pensou desistir na eliminatória, mas acabou por continuar no concurso, por força da “professora Jacinta e da mãe”. “Elas pediram para ser o que sou e foi o que fiz”, referiu.

Conciliar a música com o exercício de enfermagem é o desejo desta jovem, que gostava de se especializar em música lírica. Porém, Márcia não quer deixar de lado a vida profissional que escolheu e quer “incluir a música na ajuda aos mais desfavorecidos”.

Em segundo lugar no concurso ficou Diogo Silva e Joana Costa fechou o pódio.

A Comissão de Festas de Nossa Senhora das Dores arriscou com uma novidade, mas acabou por promover uma iniciativa de sucesso. Nem Manuel Dias, coordenador geral das festas, que idealizou o Festival, “esperava tanto sucesso”. O responsável afirmou que foi “um pouco difícil convencer os presidentes de Junta a colaborarem”. “Mas conseguiu-se juntar gente para cantar e o objectivo foi cumprido”, continuou.

Manuel Dias destacou a adesão do público, “que não arredou pé enquanto não se soube quem era o vencedor”, e apelou para que a futura comissão de festas dê continuidade ao festival. “Que leve avante e melhore alguns pormenores. Tenho a certeza que quem o agarrar terá sucesso. Este parque terá vida, pelo menos, durante o mês de Agosto”, frisou.

No concurso, a Comissão de Festas entregou lembranças a todos os presidentes de junta e aos elementos do júri que colaboraram todos os dias para que esta iniciativa se tornasse realidade.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...