quant
Fique ligado

Ano 2010

“Crianças não pagam, mas também não andam”

Avatar

Publicado

em

Os carrosséis também já fazem parte da festa em honra da Nossa Senhora das Dores. Este ano são cerca de dez os que enchem o terrado do parque e dão um colorido diferente às festas. Divertimentos “estão certificados”, garante a Comissão de Festas.

“Crianças não pagam, mas também não andam”. Quem não sabe e não se lembra deste pregão que apelava aos divertimentos nos carroséis? A festa em honra da Nossa Senhora das Dores não é excepção e divertimentos não faltam para miúdos e graúdos. Entre os mais radicais e os mais calmos, há cerca de dez carrosséis por onde escolher, que já começaram a rodar e tocar as suas músicas.

Manuel Dias, proprietário do Super Carrossel Universal, já participa na festa desde os dez anos. Com o pai, decidiu seguir a arte da família e há mais de 40 anos que tem o carrossel, que percorre as várias festas populares nas zonas Norte e Centro do país. Este é um dos carrosséis mais conhecidos e já uma presença assídua na romaria, uma vez que os proprietários são trofenses. “Este é um carrossel para a família, porque andam as crianças, a mãe e até a avó”, explicou.

Em época de crise, dão-se menos voltas ao carrossel e os divertimentos não se enchem tanto, mas Manuel Dias recorda os tempos em que “fazia mais dinheiro” e pagava “menos pelo espaço ocupado”.

As festas, de acordo com Manuel Dias, têm-se alterado ao longo dos tempos, mas este ano a inovação do Festival da Canção deixou-o satisfeito: “Acho que cada Comissão de Festas tem a sua maneira de trabalhar, mas o Festival que fizeram este ano foi uma boa ideia, porque para nós o negócio também melhora”.

E para que o carrossel seja um dos mais escolhidos da festa conta também a sua apresentação. O Super Carrossel Universal conta com uma nova decoração, novas pinturas com as caras de artistas famosos. A música toca alto e chama os que por ali passam, na certeza de que o carrossel foi inspeccionado já a 9 de Junho. “A inspecção é anual, um inspecciona o ferro, outro a instalação e outro toda a estrutura do carrossel”, explicou Manuel Dias, que se apressou a dizer que o seu passou na vistoria com distinção: “É talvez o melhor do país”.

Para os mais pequenos, um divertimento com Teletubbies voadores e outros desenhos animados coloridos chama a atenção. Artur Antunes é o proprietário e já perdeu a conta ao número de anos em que participa nas festas da Senhora das Dores.

Veio de Leiria e chegou ao recinto na quinta-feira para montar o carrossel. Demorou mais de quatro horas na montagem do seu divertimento. É um processo minucioso, mas necessário quando se quer garantir a segurança: “Temos de ter cuidado ao montar os carrosséis. A partir deste ano há uma inspecção e a minha foi feita no dia 18 de Junho”.

“As festas não são más, a crise é que está por todo o lado”, lamentou, com esperança de que este ano tudo corra pelo melhor.

Publicidade

O mesmo esperam os membros da Comissão de Festas. Fernando Ribeiro, secretário/tesoureiro da Comissão, frisou: “Todos eles têm garantias de certificação, todos estão dentro das normas legais de segurança e aquilo que esperamos é que as pessoas se venham divertir cá e colaborem connosco”.

Para além dos carrosséis, o espaço do Parque Nossa Senhora das Dores recebe ainda cerca de oito rulotes de comes e bebes e farturas e alguns vendedores ambulantes.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...