quant
Fique ligado

Trofa

Manuel Pizarro assume que “até ao final do ano” não haverá encerramento de maternidades

Publicado

em

Em entrevista à RTP3, o ministro da Saúde, Manuel Pizarro, assegurou que nenhuma decisão de encerrar maternidades será tomada “até ao final do ano”.

Sem colocar de parte eventuais encerramentos, o governante sublinhou que, antes, será feita uma “avaliação criteriosa” ao estudo preliminar feito por um grupo de peritos responsável por propor soluções para as urgências de obstetrícia e blocos de partos nos hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

“Não lhe posso responder se vão ou não encerrar, vamos fazer uma avaliação. Nunca (fechar) nos próximos meses, seguramente que não até final do ano”, frisou, sublinhando estar empenhado em garantir que o sistema público de maternidades “funciona”.

Manuel Pizarro delegou na direção executiva do Serviço Nacional de Saúde a “decisão do encerramento de maternidades, por exemplo”, após a análise feita pelo governo.

Recorde-se que, em meados de setembro, a Renascença noticiou de que o documento da Comissão para a Reforma das Maternidades propunha a concentração de serviços e fecho de unidades, como a maternidade de Vila Nova de Famalicão.

Citado pela Renascença, Diogo Ayres Campos, coordenador da Comissão, referiu que o documento considera a “concentração de recursos em relação às urgências e blocos de partos nalgumas maternidades”, tendo em conta critérios como “número de partos”, mas também “as acessibilidades das populações” e “as distâncias entre maternidades”.

A de Vila Nova de Famalicão, por exemplo, faz menos de mil partos por ano e está a cerca de 25 quilómetros do Hospital de Braga e do da Póvoa de Varzim e a mais de 30 quilómetros do Hospital Pedro Hispano.

Publicidade

A maternidade de Vila Nova de Famalicão faz parte do Centro Hospitalar do Médio Ave e serve as populações dos concelhos de Famalicão, Santo Tirso e Trofa.

Continuar a ler...

Trofa

Aluno do CENFIM é vice-campeão mundial de Controlo Industrial

Edgar Monteiro, aluno do CENFIM da Trofa, sagrou-se, este fim de semana, vice-campeão mundial de Controlo Industrial na edição especial do World Skills Competição.

Publicado

em

Por

Edgar Monteiro, aluno do CENFIM da Trofa, sagrou-se, este fim de semana, vice-campeão mundial de Controlo Industrial na edição especial do World Skills Competição.

O jovem de Rebordões, concelho de Santo Tirso, integrou a equipa de Eletromecânica Industrial e conquistou a medalha de prata, na prova realizada em Salzburgo.

O World Skills são competições dirigidas a jovens entre os 17 e os 25 anos, que concluíram ou se encontram a frequentar um percurso de qualificação, em modalidades de educação e formação profissional, e visam demonstrar o nível individual de competências, rigor e domínio de técnicas e de ferramentas para o exercício de cada profissão a concurso, através da realização de provas práticas de desempenho avaliadas segundo critérios exigentes e de acordo com prescrições técnicas estabelecidas internacionalmente por júris compostos de peritos altamente qualificados (formadores, profissionais, empresários).

Continuar a ler...

Trofa

Rui Rocha ouve militantes liberais na Trofa

Rui Rocha, candidato à liderança nacional da Iniciativa Liberal, vai reunir-se com militantes, na Trofa, no próximo domingo.

Publicado

em

Por

Rui Rocha, candidato à liderança nacional da Iniciativa Liberal, vai reunir-se com militantes, na Trofa, no próximo domingo, 27 de novembro. A ação de campanha terá lugar no Mordomia’s, às 18h00.

Através da iniciativa, Rui Rocha, que é atualmente deputado da IL no Parlamento e que já tinha estado no concelho, em junho, para o plenário fundador da IL na Trofa, quer “ouvir os membros e simpatizantes, conhecer as ideias e responder às perguntas sobre o seu projeto para o partido”.

Continuar a ler...

Edição Papel

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

 

arquivo

Neste dia foi notícia...

Ver mais...

Covid-19

Pode ler também

} a || (a = document.getElementsByTagName("head")[0] || document.getElementsByTagName("body")[0]); a.parentNode.insertBefore(c, a); })(document, window);