quant
Fique ligado

Ano 2010

Mais novos aprendem a agir em caso de emergência

Avatar

Publicado

em

A Protecção Civil da Trofa continua o périplo pelas escolas para ensinar os mais novos a agir numa situação de emergência.

“Se houver um incêndio na escola o que é que os meninos têm de fazer?” perguntava a técnica da Protecção Civil da Trofa, enquanto tentava que os alunos da EB1 Cerro 2, em Guidões, se concentrassem na sessão de formação sobre Protecção Civil que decorreu na segunda-feira. Alguns dos meninos já sabiam que devem “deixar os cadernos e os lápis na secretária” e sair da sala “em filinha”. O que não sabiam era que a professora “é a última a sair da sala de aula”, não por ser “a mais velha” – como sugeriu um menino sentado na última fila – mas porque é sua obrigação certificar-se de que ninguém fica no interior da escola.

Publicidade

Depois de aprender a enganar o “Sr. Fumo” e a importância de “não ligar para o 112 para brincar”, as crianças testaram os conhecimentos numa simulação de emergência.

Esta foi a primeira escola do Agrupamento Vertical de Escolas do Castro a receber a Protecção Civil da Trofa. Nos dias seguintes, os alunos dos outros estabelecimentos do agrupamento também receberam a mesma formação. Renato Carneiro, director do Agrupamento, reconheceu que “este tipo de iniciativas é muito importante para as crianças”. “Estas formações são repetidas todos os anos e permitem que seja implementada nas crianças uma cultura da segurança”, acrescentou. Também para os docentes esta é uma forma de aprendizagem contínua sobre situações de emergência que, de resto, “já abordam na sala de aula com os alunos”.

Em relação às infra-estruturas e equipamentos, Renato Carneiro confessou que “poderá não estar tudo a cem por cento”, mas “estas formações servem precisamente para avaliar” as falhas e os pontos a melhorar. O director defende que, mais do que os equipamentos, “os procedimentos são fundamentais” para que numa emergência tudo corra bem.

A Protecção Civil da Trofa vai continuar esta iniciativa no Agrupamento do Coronado e Covelas, tendo já estado presente no Agrupamento de Escolas da Trofa.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...