quant
Fique ligado

Região

Mais de 200 operacionais em simulacro de incêndio industrial na Continental Mabor

Publicado

em

A Comissão Municipal de Famalicão e a Comissão Distrital de Braga da Proteção Civil vão testar a capacidade de resposta numa situação de incêndio industrial com formação de uma nuvem de fumo tóxico através de um simulacro que vai decorrer na empresa Continental Mabor, em Lousado, no próximo dia 29 de outubro, entre as 09h27 e as 13h30.

O “SEVEX 2022”, como é denominado este exercício à escala real de âmbito distrital, vai exigir a mobilização de meios e recursos envolvidos nas ações de resposta ao cenário simulado. No total vai envolver mais de 200 operacionais de mais de meia centena de entidades, como corporações de bombeiros, INEM, PSP, GNR, Polícia Municipal, Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, entre outras.

O simulacro, que esta quinta-feira foi apresentado às entidades envolvidas num encontro que contou com a presença do vereador da Proteção Civil da autarquia, Ricardo Mendes, pretende ser um teste à operacionalidade do Plano de Emergência Externo da Continental Mabor, do Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil de Vila Nova de Famalicão e do Plano Distrital de Emergência de Proteção Civil.

O cenário do “SEVEX 2022” foi construído a partir de um eventual incêndio no armazém de produtos químicos que teve início na sequência de uma operação de soldadura durante uma atividade programada de manutenção. A combustão provoca a libertação de gases tóxicos para a atmosfera, formando uma nuvem de monóxido de carbono na direção do vento.

Continuar a ler...

Região

Comandante dos “bombeiros amarelos” eleito comandante da zona 3 do setor operacional do Porto

Publicado

em

Por

Vitor Pinto, comandante dos Bombeiros Voluntários Tirsenses, foi eleito comandante da zona 3 do setor operacional do Porto, da qual fazem parte os corpos de bombeiros dos concelhos de Povoa de Varzim, Vila do Conde, Santo Tirso e Trofa.
Esta estrutura ainda está em fase embrionária de implementação e resulta da intenção da criação do Comando Nacional de Bombeiros por parte Liga dos Bombeiros Portugueses .

Recentemente a Liga aprovou a criação de zonas e setores operacionais de bombeiros, reiterando a oposição à integração na nova estrutura da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.

Vítor Pinto é comandante dos Bombeiros Voluntários Tirsenses desde dezembro de 2020.

Engenheiro de Proteção Civil, é chefe de equipa nos bombeiros do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, Vítor Pinto é bombeiro nos “amarelos” desde 1996, com promoções a oficial bombeiro em 2011, a segundo comandante em 2014 e comandante em 2020.

Continuar a ler...

Região

Porto é o Melhor Destino Cidade do Mundo 2022 em turismo

Publicado

em

Por

O público votou e o galardão está entregue: o Porto foi considerado o Melhor Destino de Cidade do Mundo 2022. O reconhecimento foi entregue esta sexta-feira à noite, na cerimónia dos World Travel Awards, em Mascate, Omã.

O Porto deixou para trás as cidades mexicanas de Acapulco, Cancún e Mazatlán; Bogotá, na Colômbia; Quito, no Equador; a sul-africana Cidade do Cabo; a queniana Nairobi; o Dubai, nos Emirados Árabes Unidos; as norte-americanas Las Vegas, Miami e Nova Iorque; Hanoi, (Vietname), Hong Kong (China), as australianas Melbourne e Sydney, além da neo-zelandesa Queenstown; Londres, Lyon, Marraquexe, e a cidade de Lisboa.

A cerimónia de entrega dos prémios, considerados os “óscares” do Turismo, reuniu a presença dos principais decisores, figuras de relevo e destaque do setor, assim como influenciadores e a comunicação social especializada.

As votações para os World Travel Awards estiveram abertas ao público até 20 de outubro, numa corrida em que o Porto ainda concorria como Melhor Destino de Cidade Patrimonial do Mundo. Antes disso, a cidade Invicta já havia sido vencedora nas vertentes regionais do concurso, assumindo a distinção de Melhor Destino de Cidade da Europa.

Os World Travel Awards cobrem todo o espectro da indústria de viagens e turismo, desde hotéis, resorts e destinos a companhias aéreas e operadoras de turismo de todo o mundo, sendo reconhecidos globalmente como marca de excelência.

Continuar a ler...

Edição Papel

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

 

arquivo

Neste dia foi notícia...

Ver mais...

Covid-19

Pode ler também

} a || (a = document.getElementsByTagName("head")[0] || document.getElementsByTagName("body")[0]); a.parentNode.insertBefore(c, a); })(document, window);