quant
Fique ligado

Ano 2008

Maia vai ter a maior estrela de Natal da Europa

Avatar

Publicado

em

Torre Lidador

Torre LidadorA Maia vai ter, a partir do próximo sábado, a maior estrela de Natal da Europa, instalada na Torre Lidador onde funcionam os serviços autárquicos, disse hoje à Lusa fonte da autarquia.

A estrela é constituída por uma estrutura construída no interior das janelas do edifício, em ambas as fachadas, usando tecnologia LEDs (Light Emitting Diode, ou diodo emissor de luz).

A tecnologia LED usa diodos semicondutores que, quando ligados à corrente eléctrica, emitem luz visível.

Esta tecnologia é muito mais barata, envolvendo apenas um consumo de energia residual (250map).

A fonte da Câmara da Maia referiu que a estrutura usa 192 janelas da Torre Lidador na Maia que foram necessárias para colocar a estrela (96 janelas de cada face do edifício, de secção elíptica).

“É um total de 580 mil LEDs, que, em conjunto não gastam mais do que uma máquina de lavar cheia, graças a esta tecnologia”, disse a fonte autárquica.

A montagem da estrutura envolveu mais de 400 horas de trabalho.

A maior estrela de Natal da Europa terá 45 metros de altura e 36 metros de largura, sendo visível num raio superior a 20 km de distância.

A Estrela de Natal da Maia será oficialmente ligada via telemóvel pelo presidente da autarquia no próximo sábado às 18:30.

A inauguração será simultânea com a restante iluminação de Natal da Maia, devendo permanecer em funcionamento até 04 de Janeiro de 2009.

Publicidade
Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...