O supermercado Mercadona da Trofa está, desde esta sexta-feira, alinhado com o plano de preservação ambiental traçado pelo retalhista, designado “Estratégia 6.25”.

A revolução iniciada pela Mercadona em 2019, já visível em 72 lojas e em marcha em todas até ao fim do ano, caracteriza-se pela implementação de seis ações até 2025, com o triplo objetivo de reduzir 25 por cento do plástico utilizado nos produtos e espaços, conseguir ter todas as embalagens de plástico recicláveis e reciclar todos os resíduos de plástico. Com este compromisso, a Mercadona estima investir 140 milhões de euros.

Duas das seis ações já estão concluídas na Trofa. Trata-se da eliminação dos sacos de plástico de uso único em todas as secções, assim como dos descartáveis de plástico de uso único. No supermercado, estão já disponíveis os sacos compostáveis, feitos de fécula de batata, que devem ser depositados no contentor de lixo orgânico. Nos restantes sacos na linha de caixas, a Mercadona dispõe de três opções de sacos reutilizáveis e sustentáveis. Com estas ações, o retalhista garante uma redução de 6200 toneladas de plástico por ano.

Noutras secções, a estratégia ambiental da Mercadona pode atestar-se, por exemplo, na linha de produtos de limpeza do lar, elaborada a partir de plástico reciclado, ou na sinalética de reciclagem colocada no corredor das bebidas embaladas em plástico.

No espaço onde o cliente pode recolher sumo de laranja natural, as garrafas utilizadas são, agora, todas feitas com cem por cento de plástico reciclado. Com esta medida, deixarão de ser utilizadas 700 toneladas de plástico virgem por ano, calculou o retalhista. No mesmo sentido, as embalagens de pizza refrigeradas também são produzidas com plástico reciclado, poupando o ambiente de 1600 toneladas deste produto virgem por ano.

Entre as seis ações que dão corpo à Estratégia 6.25, estão ainda as de “diminuir em 25% o plástico das embalagens; promover o desenvolvimento de embalagens recicláveis/compostáveis; reciclar os resíduos de plástico gerados nas lojas e formar e informar os clientes de como se deve efetuar a separação correta dos resíduos, quer através de informação nas embalagens quer nas lojas”.

Num processo que quer, constantemente, transparente, a Mercadona atualiza a informação sobre a Estratégia 6.25 na secção “Cuidemos do Planeta” do seu site corporativo. Aqui, o cliente encontra também conteúdos sobre reciclagem, sustentabilidade e o compromisso ambiental da marca.

O ano passado, em março, a Mercadona juntou-se à Smart Waste Portugal para promover a Economia Circular no país, tendo aderido também ao Pacto Português para os Plásticos. Esta plataforma colaborativa pretende fomentar a Economia Circular dos plásticos em Portugal e evitar que estes se transformem em resíduos.

A empresa começou a trabalhar nesta estratégia em 2019, envolvendo todos os seus colaboradores no desafio de “Continuar a Cuidar do Planeta” e tornar os diversos processos da linha de montagem mais sustentáveis. Ainda relacionado com o Sistema de Gestão Ambiental a Mercadona assumiu o Projeto de Distribuição Urbana Sustentável e na melhoria da qualidade do ar nas cidades, através da utilização de camiões e carrinhas propulsados por tecnologias mais limpas e eficientes.

Estas ações inserem-se no extenso plano de Responsabilidade Social do retalhista, que inclui ainda a colaboração com mais de 290 cantinas sociais, 60 bancos alimentares e outras entidades sociais em Portugal e Espanha, às quais doa diariamente e participa em campanhas de recolha de alimentos organizadas pelas mesmas. Em 2020, a iniciativa social da Mercadona cifrou-se em 17 mil toneladas de alimentos, 1200 dos quais em Portugal.

Na Trofa, a Mercadona tem um protocolo com a delegação da Cruz Vermelha Portuguesa, à qual entrega, diariamente, várias caixas compostas por bens essenciais.

Tendo também em mente a mobilidade sustentável do “Chefe”, a empresa dispõe de 1350 lugares de estacionamento com pontos de carregamento para veículos elétricos, colocados nos estacionamentos em mais de 500 lojas.

A Mercadona começou a instalar pontos de carregamento para veículos elétricos em 2017 com a implantação do Novo Modelo de Loja Eficiente e prevê continuar a aumentar esse número durante o ano de 2021.

Em 2011, o retalhista assinou o Pacto Mundial das Nações Unidas para a defesa dos valores fundamentais em matéria de Direitos Humanos, Normas Laborais, Meio Ambiente e Luta contra a Corrupção.