quant
Fique ligado

Ano 2012

Lista de Bernardino Alves foi vencedora

Avatar

Publicado

em

A Associação de Atletismo do Porto foi a votos na sexta-feira, dia 8 de junho, para eleger os órgãos sociais. A lista de Bernardino Alves saiu vencedora com 34 votos.

“A Mudança é de todos nós”. Este era o slogan da candidatura da lista A, liderada por Bernardino Alves, que venceu as eleições para os órgãos sociais da Associação de Atletismo do Porto (AAP), com 34 votos contra 24. Da lista fazem parte dois trofenses, Carlos Portela, presidente da Associação do Vigorosa, e José Botelho da Costa, presidente do Ginásio da Trofa, que são vice-presidente e vogal da direção, respetivamente. Carlos Portela afirma que se trata de “uma lista coesa”, considerando Bernardino Alves como uma “pessoa extremamente experiente e moderada”. O presidente da Associação do Vigorosa acredita que vão conseguir “evoluir o atletismo no distrito do Porto”, não tendo dúvidas que os resultados no final do mandato “vão ser francamente positivos”. 

O presidente da Vigorosa destacou a criação de “protocolos com as câmaras municipais para promover o desporto, não só no âmbito escolar, mas também no âmbito de estrada, criando eventos e provas”, como uma das atividades fundamentais da nova direção. Uma situação que considera necessária para que os jovens passem a ver o atletismo como “um desporto ao nível dos outros e tão querido”, ao mesmo tempo que aumentam o número de praticantes e clubes no distrito, tendo em conta que há concelhos que não têm clubes, como Lousada, ou, quando existem, apenas contam com dois atletas.

Carlos Portela contou que vai “dar-se especial atenção à formação”, por haver necessidade de formar técnicos, uma vez que “há especialidades na modalidade que nem formadores têm”. A solução será “estabelecer parcerias com outras associações”, para que seja possível “criar e fazer formação”, para que a AAP seja capaz de transmitir essa mesma formação no Desporto Escolar.

A sua presença na direção da Associação pode trazer vantagens para o concelho trofense, pois será “mais fácil o diálogo”, alertando que a Trofa não deve perder “um evento desportivo, como era a Milha da Trofa, ou a criação de um grande prémio de atletismo”. Carlos Portela garantiu que vão “tentar que aconteça um evento dessa grandeza” no concelho.

Também José Botelho da Costa garantiu que esta vitória foi “muito importante”, pois todos os clubes do distrito vão “ter voz”, uma vez que esta lista conta com representantes de vários pontos do distrito, ao contrário da Lista B que, mesmo com “elementos de gabarito”, apenas contava com “membros de dois ou três clubes”. 

Uma vitória importante para o concelho, pois, segundo José Botelho da Costa, os dois trofenses vão “estar em cima dos acontecimentos e a defender todos os interesses, não só relacionados com os clubes, mas da modalidade em si”. Quanto à realização de grandes eventos desportivos na Trofa, o presidente do Ginásio da Trofa salienta que “não é tão simples assim”, uma vez que “não parte só do queremos”, pois, neste momento, “não há dinheiro para nada”. Relembra, inclusive, que “nem uma simples Prova de Milha”, conseguiram realizar este ano, por envolver “poucos milhares de euros”. Uma situação que em nada “compete à AAP resolver”, mas sim às “pessoas devidas da nossa terra”. Mesmo assim, pretende-se distribuir por todo o distrito “organizações de atividades e apoios às coletividades”, ajudando a “criar e a apoiar as iniciativas que eventualmente os clubes ou as autarquias tenham”, mas, para isso, é necessário haver um “feedback da parte da autarquia, das juntas de freguesia e da população”.

As duas listas candidatas conseguiram mobilizar a totalidade dos clubes, onde apenas um clube faltou ao ato eleitoral, demonstrando um empenho de ambas as candidatas. Bernardino Alves, em comunicado enviado à imprensa, ressalvou que pretende “iniciar um novo ciclo, um ciclo de mudança, que projete a associação e os seus clubes para um patamar de maior credibilidade e de maior reconhecimento da modalidade e da AAP”. A tomada de posse está marcada para o dia 31 de julho, pelas 21 horas, na Casa do Desporto, no Porto.

{fcomment}

Publicidade
Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...