A Trofa recebeu, no sábado, a segunda etapa da Liga ZON kids. As equipas Trofintas e Guidões FC representaram o concelho.

Promover o espírito desportivo e o fair play entre os mais novos são os objetivos da Liga Zon kids ao organizar este torneio infantil oficial da Liga de Portugal. A Trofa recebeu a segunda etapa no sábado, dia 17, no Parque de Jogos da Ribeira, do Atlético Clube Bougadense, onde mais de 600 crianças, dos 5 aos 12 anos, puderam passar uma manhã diferente. 

A grande novidade foi a Clínica ZON Kids, onde os jovens foram avaliados a nível técnico, receberam conselhos do fisioterapeuta e ainda tiveram consultas gratuitas de nutrição. A representar o concelho esteve o Trofintas e o Guidões Futebol Clube. Bruno Mesquita, diretor das escolinhas, afirmou que o clube fez-se representar por “três equipas: duas do escalão 2003/2004 e uma de 2005/2006”, com 29 crianças. “Está a correr muito bem. Ganhamos os jogos todos e com muita qualidade. Está a ser um dia divertido e eles gostam disto, pelo convívio, conhecer novas equipas e fazer amizades. Nós entramos sempre para ganhar”, asseverou.

Joaquim Ferreira, presidente do Guidões FC, decidiu inscrever a equipa do escalão D para lhes proporcionar um dia diferente, onde as crianças pudessem divertir-se e, ao mesmo tempo, pudessem jogar num piso diferente e com equipas diferentes. “Nós entramos para todos os jogos sempre para ganhar e é isso que eu incuto em todos os treinos, mas isso logo se vê”, afirmou. 

O Guidões FC, que sempre teve escalões de formação, só tem participado no Campeonato Concelhio, pois não têm condições para participar em outras competições. O ano passado participou no Danone Cup, em Gaia, também com o intuito de proporcionar um dia diferente. “Este fim de semana calhou bem, porque ficamos isentos da taça e aproveitamos o dia para estar aqui”, declarou. Joel Cruz, capitão da equipa de formação do Guidões FC, há três anos que joga nesta equipa. A sua escolha recaíu em Guidões por ser a equipa do sua terra. “Estou a gostar e está a correr bem. Ganhamos agora o primeiro jogo, por 2-1. O ano passado ficamos em 1º Lugar no Campeonato concelhio e, este ano, também vamos em primeiro nas competições”, assegurou.

No escalão A, nascidos em 2005/2006, Os Sandinenses 3 e Academia Celeiros 2 conseguiram alcançar o 3º e 2º lugar, respetivamente. Já no escalão B, nascidos em 2003/2004, o Trofintas 1 e o Trofintas 2 obtiveram a 2ª e 3ª classificação. No escalão C, nascidos em 2001/ 2002, União Custóias Futsal Clube e Academia Celeiros ficaram em 2º e 3º lugar, respetivamente. No escalão D, nascidos em 1999/2000, o pódio ficou ocupado pela A. J. Joane 1, em 2º lugar, e Guidões FC, em 3º. Os Sandinenses 2, escalão A, Geração Benfica 1, de Vila Nova de Famalicão, escalão B, AD Esmoriz, escalão C, e a Associação Juventude Joane 2, escalão D, foram as equipas vencedoras, garantindo assim lugar na final, no Estádio do Dragão.

{fcomment}