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Edição 675

Lavandaria self-service há um ano a facilitar a vida dos trofenses

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Conseguir colocar, de uma só vez, roupa em quantidade que, em casa, obrigaria a duas ou três “máquinas” é, só por si, um ponto forte. Mas, numa reflexão um pouco mais aprofundada, percebemos que a esta “vantagem” se junta o não gastar energia, água, detergente e amaciador. No final de contas, o conceito que a lavandaria self-service Azul Turquesa apresenta aos clientes é muito vantajoso, para quem quer poupar tempo… e dinheiro.

A loja, situada na Rua Poeta Cesário Verde (perto da nova estação), abriu em agosto do ano passado, apresentando-se como um serviço único na cidade. Face às condições oferecidas pela empresa – nas quais se incluem televisão, internet wi-fi, máquina de café e cabos para carregar telemóveis -, o resultado só podia ser positivo ao fim de pouco tempo. “Este primeiro ano foi bastante positivo. Trouxemos para Trofa um conceito que não existia, nestes moldes, na cidade e as pessoas mostraram gostar e aderiram”, assinalou a gerente, Sofia Costa.

Com espaço preparado para ser reforçada com mais equipamentos, a Azul Turquesa disponibiliza, atualmente, máquinas de tecnologia FX – uma gama superior da linha Primus, com melhor eficiência energética e alta centrifugação. Ao dispor dos clientes estão duas máquinas de lavar, de nove e 16 quilos, e duas máquinas de secar.


Já pensou na dificuldade (ou impossibilidade) que é lavar um edredão, cortinados e tapetes em casa? Agora, pode aproveitar a elevada capacidade das máquinas Azul Turquesa para conseguir lavar este tipo de textêis, sempre com garantia de resultado eficiente. É que a loja utiliza detergente e amaciador de qualidade profissional, que o cliente nem tem de colocar nas máquinas, já que processo inclui esse procedimento. E como se tratam de equipamento topo de gama, os ciclos de lavagem são mais rápidos (30 minutos), sem perder a eficiência.

“As máquinas são de fácil funcionamento e na loja os clientes encontram todas as instruções necessárias para as usar. Basicamente, nas lavadoras, deve-se colocar a roupa na máquina de acordo com a capacidade necessária, fechar a porta e rodar o manípulo da mesma, selecionar nas setas do display o programa de lavagem que desejar, inserir o valor mencionado e pressionar ‘iniciar’. As lavagens têm incluídos detergente, amaciador e desinfetante. Devem escolher o programa de lavagem em função do tipo de roupa e da sujidade da mesma. Há programas a frio e quente”, explicou Sofia Costa.

Nas máquinas de secar, o processo também é simples. Basta colocar a temperatura de secagem desejada, inserir o saldo consoante o tempo pretendido, sendo que o período mínimo é de dez minutos (um euro), e pressionar ‘start’. Simples, fácil e barato. Mas há mais: devido à eficácia da secagem e possibilidade de poder dobrar a roupa acabada de secar, o cliente vê reduzida em 70% a necessidade de passar a ferro.

Para que cada cliente esteja a par das características de cada peça de vestuário que pretende lavar ou secar, na Azul Turquesa encontra os símbolos das etiquetas da roupa e respetivos significados.

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Durante o mês de aniversário, a loja teve uma campanha promocional em vigor, que foi “um sucesso”. Por isso, garantiu Sofia Costa, outras campanhas estão a ser preparadas. Os clientes podem ficar a par através da página da Azul Turquesa, no Facebook (www.facebook.com/LavandariaAzulTurquesa).

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Memórias e Histórias da Trofa: “A Gripe Espanhola no Vale do Ave”

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O Rio Ave fez nascer em seu torno o “Vale do Ave” que se destacaram pelo seu enorme dinamismo económico, uma das zonas mais industrializadas do país.

As fracas condições de vida da classe operária com os operários a viverem miseravelmente em habitações sem condições e a fraca alimentação contribuiu de forma decisiva para o desenvolvimento da epidemia.

No município famalicenses nas freguesias de maior desenvolvimento industrial (Delães, Bairro, etc. etc.) na fase mais elevada da propagação ultrapassava os oitocentos infetados. Um número nefasto, próximo do cataclismo em muito superior à população de muitas das freguesias.

No meio rural deverá ser destacada a mentalidade, nos meios rurais havia uma tendência de pertença a uma família mais intensa e muitos dos enfermos preferiam ficar em casa em vez de rumarem ao hospital e estando a viver no mesmo espaço da sua família facilmente a doença encontrava um terreno favorável para a sua propagação.

Na perspetiva de compreender as lacunas no Vale do Ave, na área do município de Vila Nova de Famalicão com perto de quarenta mil habitantes havia apenas seis médicos para prestar assistência a toda a população.

A vida da maioria dos operários era miserável e ocorria com elevada facilidade o surgimento de cadáveres em casas de operários. Uma das situações passou-se na cidade de Guimarães com uma das vítimas mortais da doença a ser encontrada com vários filhos em seu torno, inclusivamente com dois filhos de pouco tempo de vida no seu regaço.

O impacto da epidemia nos meios industriais era enorme, provocava por vezes situações surrealistas com o jornal, A Semana Tirsense, a anunciar nas suas páginas a 6 de outubro de 1918 que o jornal ao invés de ter as habituais quatro páginas tinha apenas duas, porque a maioria dos funcionários da sua gráfica estavam doentes e não foi possível manter o nível de trabalho das edições anteriores.

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O número de mortos era elevado e na tentativa de diminuir as ondas de pânico na população, optou-se por não tocar os sinos no momento das cerimónias fúnebres para que a própria população não se apercebesse do real número de mortos e a real dimensão da tragédia que os rodeava.

Havia situações inusitadas, enormes fogueiras nas cidades com ramos de eucalipto para tentar erradicar a doença, na realidade acabariam os casos de doença nas zonas onde se realizava essa prática por diminuírem os novos casos. Comum ver em Famalicão essa prática a decorrer por várias semanas.

Na tentativa de bloquear o avanço da doença eram por vezes tomadas medidas drásticas, no concelho de Guimarães foram proibidas em 1918 as celebrações religiosas para evitar a propagação de doenças.

Na ausência de respostas por parte da ciência no momento critico de propagação da epidemia, conduziu a que muitos habitantes de várias localidades optassem por realizarem procissões em honra do Mártir D. Sebastião pelas ruas da sua localidade para com ajuda do divino ser possível extinguir a doença. Momentos de enorme desespero das populações que procuravam uma solução divina.

José Pedro Maia Reis

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NO PÓ DOS ARQUIVOS… Rev. Hilário António de Faria

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Rev. Hilário António de Faria
11/10/1717 (S. M. Covelas) – 13/05/1794 (S. M. Bougado)

Calaram-se as bandas e os foguetes. Desceram-se os mastros e os arcos. Desligaram-se as luzes. Guardaram-se as bandeiras e as opas. Desfizeram-se os andores. Terminaram as Festas de Nossa Senhora das Dores. Continuará – porque se manterá por anos e séculos! – a «especial devoção que os moradores da freguesia de S. Martinho de Bougado têm a Nossa Senhora das Dores». Continuará a Capela. Também a memória do Abade Inácio Pimentel e do Conde de São Bento, promotores da sua construção e ampliação.

Seria estulta a pretensão de restringir a um lugar secundário o contributo do Abade Inácio Pimentel. Longe de mim! Tendo ele ingressado, em 1723, na Congregação do Oratório do Porto, e tendo sido «o culto de Nossa Senhora das Dores difundido pelos Oratorianos, durante o século XVIII», são factos que sustentam o seu inquestionável desvelo pela construção da capela de Nossa Senhora das Dores. Mais do que o procedimento normal, que é o de relacionar o facto com o nome do superior hierárquico, ainda que, apenas à data, ocupe o cargo. Bem conheço o que escreveram, a propósito, Pereira da Silva e António Cruz, a cuja memória me curvo, pelos seus conhecimentos. E também outros, em recente publicação evocativa dos 250 anos da construção da Capela de Nossa Senhora das Dores: Napoleão Ribeiro e Laura Silva, do Gabinete do Património Cultural, e Graciete Teixeira, do Arquivo Municipal.

Isto não invalida, porém, que admita que o «padre coadjutor P.e Hilário António de Faria» tenha abraçado, de todo o coração, o «desejo de erigir uma capela de Nossa Senhora das Dores, no lugar chamado Monte da Carriça». Pendo a crer que o Rev. Hilário António de Faria tenha sido o redactor da petição «dos moradores da freguesia». Também ele o era e foi durante quase meio século, de 1746 a 1794. Petição que, em Junho de 1766, entrara na Diocese do Porto. Diocese sem bispo, à data, acrescente-se.

Depois do falecimento do Bispo D. Fr. José Maria da Fonseca e Évora (16 de Junho de 1752), só em 31 de Agosto de 1756, após se conservar a sé vaga durante quatro anos, foi nomeado o Bispo D. Fr. António de Sousa.

Para o Rev. Hilário António de Faria foi a paróquia de São Martinho, não de Covelas, onde nasceu, mas de Bougado, a paróquia da sua vida. Aqui permaneceu 48 anos, igualando a soma da duração da paroquialidade do Abade Francisco Pimentel (24 ) mais a do Abade Inácio Pimentel (24). A sua actividade pastoral em São Martinho de Bougado ter-se-á iniciado dois anos antes da data que lhe tem sido atribuída, 1748. Os assentos paroquiais comprovam-no. Em 31 de Janeiro de 1746 se receberam os nubentes André de Azevedo, da Aldeia de Real, e Maria Domingues, da freguesia de Ribeirão. No dia 7 de Agosto de 1746 foi baptizado Manuel, filho de Manuel de Azevedo e de sua mulher Ana Domingues, da Aldeia de Paradela. Nos dois assentos, assinou, como testemunha, o P.e Hilário António de Faria, Coadjutor. O Reverendo Padre Hilário António de Faria, natural de Covelas e morador em São Martinho de Bougado, faleceu no dia 13 de Maio de 1794.
(Paróquia de São Martinho de Bougado. Assentos de Óbitos, 4 – 1029)
Tempo que bonda para que sinta, como seus, os desejos dos moradores da freguesia. Como eles, «o desejo de erigir uma capela de Nossa Senhora das Dores»!

Assento do baptismo de Hilário:
Hilário, filho de Domingos António e de sua mulher Margarida Duarte, da aldeia de Lemende, desta freguesia de São Martinho de Covelas, nasceu aos onze dias do mês de Outubro de mil setecentos e dezassete e foi baptizado aos dezassete dias do mesmo mês. Foram padrinhos, eu, Abade, por nomeação de seus pais, e Maria, filha de Francisco da Silva, do lugar de Outeirô, desta freguesia, e testemunhas João Domingues e João António, do lugar de Lemende, e a maior parte da freguesia. Eu, Abade que o baptizei, dia, mês, e era ut supra. O Abade Hilário Luís da Silva.
(Paróquia de São Martinho de Covelas. Assentos de Baptismos, 2 – 618)

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