quant
Fique ligado

Ano 2007

Kazuhito Yamashita: Uma Lenda da Guitarra

Avatar

Publicado

em

kazuhito-yamashita.jpg

Conhecido como o mais virtuoso guitarrista do mundo, Kazuhito Yamashita vai abrilhantar aquele que vai ser o último concerto do XIV Festival Internacional de Guitarra de Santo Tirso. A sua actuação vai ter lugar no próximo dia 30 de Junho, pelas 21h30, no Auditório Eng. Eurico de Melo, em Santo Tirso

Depois de Stanley Jordan (USA), Martin Taylor (Inglaterra), Rilegato Ensemble (Alemanha), Le Je-ne-scay-quoy (Portugal), Uwe Kropinski (Alemanha) e Victor Villadangos com o Quarteto Solistas ARTAVE (Argentina/Portugal), é a vez do afamado quarteto Kazuhito Yamashita, proveniente do Japão, prestar o seu contributo musical a esta edição do Festival de Guitarra.

Publicidade

Nascido em Nagasaki, Kazuhito Yamashita é reconhecido como o guitarrista mais virtuoso do mundo. As kazuhito-yamashita.jpgsuas mais de 100 gravações, bem como os arranjos originais de obras como os Quadros de uma Exposição de Mussorgski (cuja gravação, lançada em 1981, ganhou o prestigiado Deutsches Grammophon Award), o Pássaro de Fogo de Stravinsky, Scherezade de Rimski-Korsakov e a Sinfonia do Novo Mundo de Dvorak, fizeram de Kazuhito Yamashita uma lenda nos círculos da guitarra.

Kazuhito Yamashita começou os seus estudos aos oito anos. Em 1977, quando tinha 16 anos, ganhou três concursos internacionais: O Ramirez em Santiago de Compostela, o Allessandria na Itália e o concurso de Radio France em Paris, sendo o primeiro prémio mais jovem na história deste concurso. Em 1979 fez a sua estreia Europeia em Paris, onde foi considerado a maior revelação da guitarra.

Em 1987, realizou com James Galway, a convite deste, uma digressão pelos EUA. As suas apresentações em Nova York, Boston, Chicago, Washington DC e Pittsburgh tiveram sempre lotação esgotada. Para além dos seus recitais como solista, Yamashita apresenta-se em duo, bem como com ensambles de câmara e orquestras, tendo tocado com artistas de fama internacional, nomeadamente Leonard Slatkin e a London Philarmonic Orchestra, Michala Petri, NHK Symphony Orchestra, Los Angeles Chamber Orchestra, James Galway, Gary Karr, The Tokyo String Quartet, etc.

 

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...